Novo Volkswagen Polo sobe o nível entre os compactos premium


Depois de muita expectativa e alguns vazamentos de informações, eis que a sexta geração do Volkswagen Polo (considerando as diferentes carrocerias apresentadas de 1975 para cá, que somaram mais de 14 milhões de unidades pelo mundo) é finalmente apresentada em Berlim, Alemanha. Os modelos apresentados neste primeiro momento são o beats (branco nestas imagens), R-Line (laranja) e o esportivo GTI (vermelho).


A carroceria do novo Polo, construída sobre a plataforma modular MQB A0, chega a ter dimensões parelhas às do Golf 4 (o modelo comercializado no Brasil entre 1999 e 2014): o comprimento é um pouco menor, com 4,05 metros (5 centímetros a mais que o Fiat Argo), mas a distância entre-eixos é 9,4 cm maior em relação ao Polo anterior (totalizando 2,56 m), a largura cresceu 6,9 cm (1,75 m) e a altura foi reduzida em 7 milímetros, chegando a 1,45 metro. Já o porta-malas foi ampliado de 280 para 351 litros, capacidade superior até mesmo ao Golf 7. A gama de versões do Polo também contará com as versões Trendline, Comfortline e Highline


Desde a versão Trendline, o Polo (que passa a ser oferecido somente com 4 portas) conta com faróis com luzes diurnas de LED e função coming & leaving home (faróis acendem ao destravar o carro e segundos após desligá-lo), rodas de 14 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, limitador de velocidade, monitoramento de tráfego frontal com frenagem automática em caso de iminência de acidente e monitoramento de pedestres. Seu preço parte de 12.975 euros.


A versão Comfortline trará sistema multimídia Composition Colour, ar-condicionado manual, alertas ao motorista, revestimentos de veludo, apoio de braço central, vidros elétricos nas 4 portas com acionamento por um-toque, rodas de 15 polegadas e volante multifuncional.


Já o Polo Highline traz sensor de estacionamento, iluminação ambiente em LED branca nas portas dianteiras e quadro de instrumentos, revestimentos em couro nas alavancas de câmbio e de freio de mão, além de rodas de liga leve de 15 polegadas.


O pacote R-Line é um dos que será oferecidos, além do Black e do Style. Complementa o visual do Polo com rodas de 16 polegadas, para-choques diferenciados e saias laterais pretas.


O interior foi todo repensado e traz itens incomuns para um modelo de seu segmento. Um deles é o novo Active Info Display, quadro de instrumentos digital configurável, além dos sistemas multimídia com telas entre 6,5 e 8,0 polegadas em posição de destaque no painel, realocando as saídas de ar-condicionado mais para baixo - estratégia também utilizada pelo arquirrival Argo. Os modelos mais completos terão ar-condicionado digital de duas zonas, carregador de celular indutivo (sem fio), chave presencial com travamento automático e partida por botão, Park Assist com frenagem automática em caso de iminência de colisão a até 10 km/h, controlador automático de velocidade adaptativo com função Stop&Go nos modelos com câmbio automatizado DSG (operante até 210 km/h), alerta de veículos em pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro e teto solar elétrico. Resta saber o que virá para o modelo brasileiro...



O Polo terá 14 opções de cores, 12 estilos de rodas (entre 14 e 18 polegadas), painel com 13 colorações diferentes, 11 estilos diferentes de revestimentos dos bancos, além de múltiplas opções de motorização. O 1.0 TGI é movido a gás natural e rende 90 cavalos, com câmbio manual de 5 marchas. Serão 6 tipos de motores a gasolina: 1.0 aspirado MPI manual de 5 marchas (com 65 ou 75 cavalos), 1.0 TSI (turbinado e com injeção direta de combustível, de 95 ou 115 cavalos, ambos com opções de câmbio manual de 5 ou 6 marchas e automatizado de dupla embreagem DSG com 7 marchas), 1.5 TSI de 150 cv e câmbios manual de 6 marchas ou DSG de 7 velocidades, e 2.0 TSI e 200 cavalos e câmbios manual de 6 marchas ou DSG de 7. Há ainda duas opções movidas a diesel: 1.5 TDI de 80 ou 95 cavalos, ambas com câmbio manual de 5 marchas (o DSG de 7 marchas é opcional para o modelo mais potente).

 

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