Avaliado pelo Latin NCAP, Renault Captur conquista 4 de 5 estrelas em segurança


O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulga os resultados do teste patrocinado pela Renault do Captur fabricado no Brasil (entenda-se por patrocínio que a montadora cede os carros que serão utilizados nos testes de impacto; posteriormente o Latin NCAP fará um teste de auditoria com carros adquiridos anonimamente nas lojas, para então confirmar ou corrigir os resultados). O resultado, que coincide com a 25ª Conferência Internacional sobre Segurança de Veículos em Detroit, foi satisfatória: quatro estrelas de proteção a adultos (30,27 de 34 pontos possíveis) e três estrelas para crianças (33,68 de 49 pontos possíveis).


Todas as versões do Captur trazem de série controles eletrônicos de estabilidade de tração, assim como quatro airbags (frontais e laterais dianteiros para proteção de cabeça e tórax). Tanto os cintos de segurança (com pré-tensionadores) quanto a estrutura estável da carroceria foram determinantes para a nota. O modelo da Renault também contém ancoragens ISOFIX para cadeirinhas infantis, interruptor para desativar o airbag do passageiro e as instruções são claras para a instalação das cadeirinhas. Além disso, a proteção das crianças ocupantes na batida frontal e lateral foi boa, mesmo quando a cadeirinha foi instalada utilizando apenas o cinto de segurança. A maioria das cadeirinhas avaliadas foram aprovadas pelo teste, o que explica as três estrelas em relação à proteção infantil.



Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, declarou:
"O Captur mostra o potencial da indústria local para produzir e oferecer veículos mais seguros que ultrapassam os requisitos exigidos pelos governos e com bom desempenho mesmo com protocolos mais rígidos como os de hoje. A Renault deve se sentir orgulhosa de poder mostrar a seus consumidores o resultado do teste de batida do Captur. Encorajamos a Renault e outros fabricantes a continuar aperfeiçoando seus modelos para garantir segurança de quatro e cinco estrelas".

María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, comentou:
“Parabenizamos a Renault por ter alcançado com o Captur a qualificação de quatro estrelas para adultos, porém, impulsiono-a para continuar a trabalhar no aperfeiçoamento da segurança das crianças no veículo. Adoraria ver, também, como os modelos mais vendidos pela marca Renault oferecem o mesmo nível de segurança que o deste modelo testado”.

O Latin NCAP anuncia novos resultados no mês de julho.


Comentários