CIBiogás e Itaipu apresentam CH4PA, veículo movido a biometano


O protótipo CH4PA, utilitário movido a biometano, foi lançado nesta terça-feira (6), durante o 30° Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), pela Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás). O inusitado veículo surgiu após pesquisas indicarem a necessidade de um automóvel com a capacidade de transporte dos tratores, mesclada com a mobilidade das caminhonetes. O objetivo é facilitar o transporte de cargas e reduzir custos, visando utilização pelos agricultores familiares.

O utilitário foi desenvolvido em parceria pelo CIBiogás com a empresa austríaca Spirit Design, recursos da Agência de Desenvolvimento Austríaca (ADA) e o apoio da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).


A expectativa é que no final de 2019 tenha início o processo de industrialização do CH4PA. “É um protótipo que ainda está em fase de pesquisa, mas a expectativa é que ele possa gerar novos negócios na região”, explicou o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt. O grande diferencial do veículo é o abastecimento com biometano, oriundo do refino do biogás, que pode ser produzido a partir da decomposição anaeróbica de dejetos de animais ou outros resíduos orgânicos. O uso do biocombustível ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, destacou a importância de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio na região Oeste do Paraná, que deve triplicar a produção de proteína animal nos próximos dez anos. “Queremos trazer essa tecnologia e testá-la em campo e depois oferecer para a comunidade, melhorando a qualidade e a disponibilidade de água no reservatório, transformando a região na melhor produtora do agronegócio do Brasil.”

“O CH4PA está aqui no Show Rural para apresentarmos a agricultura do futuro. Sem dúvida nenhuma, no futuro veremos o agronegócio usando como matéria prima para o desenvolvimento os biocombustíveis”, comentou o diretor-presidente do CIBiogás, Rodrigo Régis


O nome faz referência à fórmula química do metano (CH4), principal componente do biogás. O protótipo será utilizado para o transporte de cargas e a utilização de implementos agrícolas. O CH4PA consegue carregar até uma tonelada, com uma autonomia de 200 quilômetros e uma velocidade máxima de 60 km/h. Os próximos passos do projeto são a construção do segundo protótipo, com tecnologia nacional ou tropicalizada, e a produção em escala no Brasil.

Comentários

  1. Pela possibilidade de integrar a uma maior variedade de produtos agropecuários, o biogás/biometano parece estar em vias de se firmar como uma alternativa para recuperar o espaço perdido pelo etanol.

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