Quer vender seu carro usado na internet de forma fácil? Confira estas dicas


Fotos | Júlio Max

A cada dia, a internet se consolida como um dos principais canais de compras e vendas de veículos online. Segundo dados do Relatório Mensal de Mercado (RMM), do Google, 32 milhões de internautas brasileiros utilizam a rede para pesquisar marcas e modelos de veículos todos os meses. Mas diante das diversas ofertas e variedades de produtos, a concorrência é acirrada. Por isso, os vendedores que souberem como utilizar os recursos das plataformas de venda sairão na frente e venderão seus veículos mais rapidamente.


Pensando nisso, o Mercado Livre elaborou seis orientações de como acelerar a venda de veículos pela internet. Confira as dicas:


Invista em imagens de boa qualidade
Para se destacar no meio de tantos anúncios de veículos na internet, a primeira coisa a fazer é investir em fotos que mostrem bem o produto que está à venda. Quanto mais imagens na hora da divulgação, maiores as chances de gerar o interesse dos compradores. Fotos do motor e da parte interna do carro também são importantes.


Descreva o veículo de forma precisa
A parte da descrição é muito importante para atrair a atenção do consumidor. Alguns clientes podem desistir da oferta por acharem que ela não atende às suas necessidades quando, na realidade, só não apresenta muitos detalhes. Por isso, procure citar o máximo de informações, como quilometragem, tempo de utilização e eventuais opcionais que tenham sido instalados, passando, assim, mais segurança ao comprador.


Ofereça preços justos
Pratique os preços que estão sendo utilizados no mercado (tabelas Fipe ou Molicar). Valores muito acima das tabelas podem assustar futuros compradores, assim como preços muito baixos podem dar a ideia errônea de que o veículo está com algum problema técnico.

Preste um bom atendimento
Geralmente os compradores em potencial entram em contato com mais de um vendedor. Por este motivo, atender bem, mostrando comprometimento e fornecendo respostas seguras aos interessados, pode ser um critério para o interessado adquirir o seu carro. Uma outra estratégia é investir em ferramentas que facilitem a compra, o que aproxima o cliente do produto desejado. O Mercado Livre, por exemplo, tem o serviço de reserva online, uma solução da área de Classificados da empresa, que permite ao comprador reservar o carro desejado mediante o pagamento online de um sinal – que pode ser de R$ 100 a R$ 1000 dependendo do valor do veículo.


Realize uma revisão geral antes da venda
Esta ação é indispensável antes de iniciar a venda do veículo. Para segurança do novo dono, o vendedor deve realizar uma revisão dos principais itens do carro, como óleo, pneus e parte elétrica. Além disso, é importante deixar o veículo limpo para que não haja nenhum tipo de impressão negativa no momento de retirada.

Cheque o interesse do comprador antes de encontrá-lo pessoalmente
É comum os compradores mostrarem grande empolgação durante as negociações e, na hora de efetivarem o negócio, desistirem. Para poupar o seu tempo e esforço, vale a pena manter contato frequente via telefone com o interessado. Desta forma, será mais fácil avaliar as intenções do comprador e se ele realmente conseguirá arcar com o valor total da transição.

Sobre o Mercado Livre

Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder na oferta de tecnologia para o comércio eletrônico na América Latina e oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Para oferecer a melhor experiência a compradores e vendedores, a empresa conta com sete áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, Mercado Pago, Mercado Livre Classificados, Mercado Shops, Mercado Livre Publicidade, Mercado Envios e Mercado Backoffice (sistema ERP). O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 211 milhões de usuários e mais de 10 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas. A cada segundo, nove vendas são realizadas na plataforma. Vencedor da categoria Site de Compras no “Prêmio Top of Mind da Folha 2017”, o Mercado Livre contabiliza *50 milhões de usuários únicos (*ComScore Networks), é um dos *50 sites com mais page views do mundo, *oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta e a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada um dos 19 países onde atua. Ao todo, são mais de 114 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em mais de 1400 categorias de produtos. www.mercadolivre.com.br.

Sobre Mercado Livre Classificados

É uma área exclusiva onde pessoas e empresas podem anunciar online. Atualmente o Mercado Livre Classificados está dividido em três categorias e estão anunciados mais de 2,5 milhões de imóveis, 200 mil autos e milhares de serviços, como produção de eventos, marketing, profissionais liberais, entre outros. Em veículos é pioneiro na América Latina ao ser a única plataforma que oferece a possibilidade de reserva online, em que o comprador pode dar um “sinal” pelo site facilitando ainda mais a negociação para quem compra e vende dentro da plataforma. https://www.mercadolivre.com.br/reservaonline

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