Expedição Nissan visita Toca da Figura e da Lagoa da Velha, na Bahia


Em seu primeiro dia, os aventureiros e aventureiras da quarta etapa da Expedição Nissan: À procura do início do Brasil, que está sendo realizada na Bahia, visitaram dois dos complexos arqueológicos mais significativos do Estado, o da Toca da Figura e o da Lagoa da Velha. Situados no município do Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, ambos preservam pinturas rupestres de animais, vegetais, formas geométricas e humanas com mais de 3 mil anos de existência, que misturam diversos tipos de tradições rupestres. A marca aproveitou a visita ao local para oficializar um legado para colaborar com o fluxo de turistas na região.


A frota de quinze unidades da picape Nissan Frontier partiu cedo da cidade de Morro do Chapéu em direção à Toca do Figura, no Complexo do Ventura, enfrentando terrenos acidentados que colocaram à prova as qualidades fora-de-estrada do modelo. Os aventureiros utilizaram unidades das versões topo de linha LE e da intermediária SE, lançada em novembro.


Na Toca do Figura todos conheceram as representações ancestrais da chamada 'Tradição Nordeste' de arte rupestre, que é caracterizada pelas figuras de antropomorfos (forma humana ou que se assemelha à de um ser humano), zoomorfos (que se assemelham a animais) e fitomorfos (que se assemelham à vegetação) com a ideia de movimento, como se as representações estivessem numa intensa mobilidade.


O grupo está sendo acompanhado pelo arqueólogo Carlos Alberto Etchevarne, que estuda há mais de 30 anos os sítios arqueológicos da Bahia e é professor da Universidade Federal da Bahia.


Depois o grupo seguiu em direção ao complexo arqueológico da Lagoa da Velha. Antes de ver mais figuras rupestres no sítio do Abrigo do Sol, a Nissan oficializou o legado da passagem do projeto pela região aos dois Complexos. A empresa japonesa vai colaborar com o projeto de instalação de sinalização de indicação para o acesso aos locais, na área de visitação, além da colocação de corrimões, passarelas, entre outras instalações.


Comentários