Deixar o tanque na reserva ou sem combustível pode trazer danos ao carro; saiba mais


Com a greve dos caminhoneiros, muitos motoristas ficaram com o tanque de seu veículo na reserva ou até sem combustível - a famigerada pane seca. Todos tentaram aproveitar ao máximo o que tinham no momento, já que os postos ficaram mais de uma semana sem ser abastecidos e os ônibus tiveram a sua frota reduzida. Mas você chegou a pensar nos problemas que essa atitude pode trazer ao seu carro?


Segundo Roberto Ghelardini, mecânico credenciado da Menu do Carro, plataforma que conecta motoristas a negócios locais, rodar com o tanque na reserva, deixar sem nenhum combustível ou muito tempo parado, traz inúmeros prejuízos ao veículo. Confira alguns esclarecimentos e dicas:


1. Não deixar a gasolina acabar
O ideal é completar o tanque sempre que chegar em ¼ - em greve ou não - é importante manter essa atenção. Isso porque a bomba de combustível é lubrificada por ele e na falta pode (sim!) queimar, além de pegar as impurezas do fundo do tanque, agravando ainda mais esse fator. Quando isso acontece, só resta ao proprietário deixar o seu carro em uma oficina, o que gerará um gasto desnecessário, na faixa, de R$ 350 - um carro flex popular - mais a mão de obra.

Normalmente uma bomba de combustível dura entre 80.000 a 100.000 km, mas isso quando é realizada a manutenção preventiva, que inclui a troca do pré filtro, do filtro de linha e abastecendo com combustível de qualidade.


2. Abasteça sempre com combustível de qualidade
Quando o motorista abastece o seu veículo em um posto sem bandeira é roubada, pois - na maioria das vezes - o combustível não é de qualidade e, consequentemente, trará diversos problemas como, por exemplo, danificar a bomba de combustível, o bico injetor, as velas e o catalisador do motor. Em apenas 5 km rodados com o combustível adulterado, o carro começa a apresentar problemas como falha no motor, não ligar quando estiver estacionado e perder a força, exatamente porque o combustível não queima como é preciso. A longo prazo, pode até danificar o motor num todo.


3. Não deixe o seu veículo sem ligar por longos períodos
Você sabia que a gasolina comum tem prazo de validade quando está no tanque? Isso mesmo! Ela dura 3 meses e então vai perdendo a função de queimar corretamente. Por isso, para pessoas que viajam e ficam longos períodos fora de casa, é recomendado abastecer - tanto o tanque quanto o reservatório de partida a frio com gasolina de alta octanagem. Simplificando, para que possam entender melhor, a gasolina quando fica velha e seca forma um "verniz", podendo danificar o sensor de nível, as sondas lambdas, travar a bomba de combustível, o solenoide de partida frio e os bicos injetores.

Mesmo longos períodos viajando, é importante deixar a chave do seu veículo com alguém de confiança para ligá-lo uma vez por semana, pelo menos, exatamente para que todo o seu sistema possa ser "alimentado" corretamente.

Curiosidades
• Quando você abastece o seu carro com álcool, o filtro de combustível dura, 15.000 km, enquanto com gasolina 30.000 km. Isso porque o álcool contém uma porcentagem maior de água, o que obstrui a peça.
• Quando o combustível é de qualidade e queima bem, dura mais no tanque porque o motor funciona corretamente.

Sobre a Menu do Carro

Fundada em 2018 por Rafael Maia, a Menu do Carro é uma plataforma pioneira do setor automotivo que conecta motoristas a serviços locais, auxiliando a busca pela loja mais próxima e com base nas dicas, fotos, avaliações, promoções e comentários feitos por usuários que já tiveram alguma experiência. Em contrapartida, para os estabelecimentos é um canal de divulgação de largo alcance, onde consegue alimentar com conteúdos e imagens próprias, além de interagir diretamente com o seu público-alvo.

Comentários