Test-drive: BMW X2 é um utilitário com pegada de esportivo e design arrojado


A BMW iniciou a comercialização nacional do X2, mais novo membro da gama de utilitários da marca alemã - uma alternativa com design mais ousado em relação ao X1. Serão duas versões comercializadas no Brasil, ambas com garantia de 2 anos: sDrive20i GP (R$ 211 950) e sDrive20i M Sport X (R$ 246 950), este último o modelo no qual fizemos test-drive. Antes do lançamento, houve uma ação de pré-vendas que liquidou as 100 unidades disponibilizadas em poucos dias.


Produzido em Regensburg, na Alemanha, o modelo foi mostrado como carro-conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, já com muitos elementos presentes em sua versão de produção em série, esta revelada em janeiro deste ano durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos.


Com desenho que traz elementos dos antigos cupês da BMW, o X2 traz o formato da grade "invertido", faróis totalmente em LED e entradas de ar triangulares na parte inferior do para-choque dianteiro. O emblema da BMW posicionado nas colunas traseiras é uma característica herdada dos modelos 2000 CS e 3.0 CSL da década de 1970. Visto de lateral, destaque para as saias laterais e arcos das rodas na cor cinza-escuro. Atrás, traz spoiler, lanternas em LED e saídas de escapamento com 9 centímetros de diâmetro cada. As rodas de liga leve são de 19 polegadas.


Internamente, o acabamento é de qualidade, trazendo couro Dakota nos bancos, molduras com acabamento em "alumínio hexagon", detalhes em preto brilhante e teto com forro preto em tecido, além do volante revestido de couro similar ao dos modelos M da marca e dos painéis com partes macias ao toque.


Esta versão traz, entre outros itens, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado automático digital com duas zonas e duas saídas traseiras, apoio de braço com porta-objetos, chave presencial, partida por botão, tampa do porta-malas com acionamento elétrico (podendo ser aberta com um gesto do pé sob o para-choque traseiro, facilitando o acesso quando a pessoa estiver com as mãos ocupadas) e retrovisores externos com função de memória, rebatimento e aquecimento.


Outro destaque da mais completa é o sistema multimídia com GPS, que integra tela de 8,8 polegadas, mapas em visualização 3D, head-up display (que projeta no para-brisa a velocidade e rotas do GPS), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além do botão seletor iDrive Touch Controller, sensível ao toque e com reconhecimento de sinais e letras.


O BMW X2 traz o mesmo motor do X1, o 2.0 de quatro cilindros em linha TwinPower Turbo, movido unicamente a gasolina, de 1998 cm³ e que entrega 192 cavalos entre 5000 e 6000 rpm, e 28,5 kgfm de torque, entre 1350 e 4600 rpm. Mas diferentemente do irmão mais velho, o câmbio é diferente: possui dupla embreagem, com sete marchas e aletas atrás do volante para trocas de marcha de forma mais rápida.


Assim como outros modelos da BMW, o novo X2 traz o conjunto de funcionalidades ConnectedDrive, acessível por um cartão SIM (como o utilizado em telefones celulares) para acessar a internet, fornecendo informações de trânsito em tempo real, notícias, concierge, envio e recebimento de e-mails, alertas de manutenção de componentes e chamada de emergência em caso de acidente. Outra função adicional é a preparação para Apple CarPlay, que espelha algumas funcionalidades do iPhone para o sistema multimídia por conexão sem fio.


A lista de itens de segurança inclui controles de estabilidade e tração, freios a disco ventilado com ABS, seis airbags (frontais, laterais dianteiros, e do tipo cortina), além dos pneus Run-Flat, que podem rodar mesmo estourados.


O X2 mede 4,36 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura, com 2,67 m de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 370 litros (135 L a menos que o X1), ampliável para 1255 litros com os bancos traseiros rebatidos. No BMW novato, a capacidade para combustível também é menor: 51 contra 61 litros.


O X2 está disponível com onze opções de cores externas, entre elas, a Misano Blue do carro das imagens (metálica), reservada para a top de linha, enquanto a sólida Preto II e as metálicas Prata Glacial e Branco Mineral são exclusivas da versão de entrada sDrive20i GP. A cor Branco Alpino (sólida) e outras seis tonalidades metálicas (Preto Safira, Cinza Mineral, Azul Mediterrâneo, Galvanic Gold, Sunset Orange e Sparkling Storm) estão disponíveis para as duas versões.


Comentários