Toyota abre terceiro turno e cria 1570 empregos para a produção do Yaris


A Toyota iniciou um processo de contratação de funcionários para suas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas em São Paulo. Serão 870 novos empregos, objetivando aumentar o volume de produção das atuais 108 mil unidades por ano para 160 mil unidades/ano. O turno adicional nas duas plantas começará em novembro deste ano e também produzirá impacto na cadeia de suprimentos, com geração de 700 novos postos de trabalho nos fornecedores de Sorocaba.



A decisão da Toyota em operar por 24 horas foi firmada em especial para efetivar a produção de um novo modelo para concorrer com Argo, Polo e Fiesta, entre outros: é o Yaris, com início de vendas programado para julho deste ano. O Yaris estará posicionado entre o sedã médio Corolla e o compacto Etios, e terá carrocerias hatch e sedan.


A fábrica de Sorocaba, onde o Etios é produzido e o Yaris será produzido em breve, contratará 740 novos colaboradores. Operando em três turnos e produzindo os dois carros, a Toyota espera alcançar a produção de 160 mil unidades por ano. Atualmente, lá estão empregadas 2225 pessoas. O Yaris teve investimento de R$ 1 bilhão para ser produzido e, futuramente, exportado.


A fábrica de Porto Feliz, que fabrica somente motores da Toyota, foi inaugurada em maio de 2016 e produz os propulsores 1.3 e 1.5, que equipam o compacto Etios (este último também deverá equipar o Yaris). Atualmente, esta unidade está dobrando seu tamanho, para a fabricação de propulsores para outros automóveis da marca que serão produzidos a partir do segundo semestre de 2019. Porto Feliz contará com 130 novos colaboradores com o início do terceiro turno.

Comentários