Volkswagen Gol e Voyage 2019 chegam reestilizados e em versão única


A Volkswagen apresenta a linha 2019 do Gol e do Voyage. Os veteranos chegam retocados em junho às cerca de 520 concessionárias da marca, agora em versão única, mais completa que a Trendline, porém sem todos os detalhes de acabamento do modelo Comfortline. Esta versão pode receber o pacote opcional "Urban completo", que - aí sim - deixa os modelos assim como são vistos nestas imagens de divulgação. Hatch e sedan contam com o motor 1.0 MPI de três cilindros - agora com as melhorias do Polo, rendendo 84 cavalos com etanol - e o 1.6 MSI de quatro cilindros e 104 cv com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Mas o câmbio é sempre manual de 5 marchas - especulava-se que os modelos trariam a transmissão automática de 6 marchas como opcional.


Com três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem, Gol e Voyage são oferecidos em cinco cores: três sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e duas metálicas (Prata Sirius e Cinza Platinum). Na dianteira, a frente traz conjunto similar ao do Gol Track, com capô mais elevado, faróis maiores e para-choque com nova grade e alojamentos para os faróis de neblina. De inédito, só o conjunto de rodas de 15 polegadas, opcional, que lembra as rodas da versão Highline de Polo e Virtus.


É possível perceber que o interior, apesar de boa parte dos equipamentos da versão Comfortline ter sido mantida, alguns detalhes ficaram mais simples. O painel já não traz o inserto que imitava fibra de carbono, a alavanca de câmbio perdeu a capa em seu pomo e as entradas USB e auxiliar, que ficavam juntos com a tomada de 12 Volts, foram reposicionados para a moldura da própria tela do sistema multimídia.


Produzidos em Taubaté (SP), Gol e Voyage 2019 vêm de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de inclinação, suporte flexível para celular com entrada USB, travas e vidros dianteiros elétricos, encosto do banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12 Volts no console central e para-sois com espelhos. Esteticamente, ambos trazem rodas aro 14'' na versão 1.0 (com pneus 185/65) e de 15 polegadas com motor 1.6 (calçadas com pneus 195/55) com novas calotas, além de antena de teto e faróis com máscara negra.


No quesito segurança, Gol e Voyage 2019 trazem o básico: airbags frontais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança (só para motorista), três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sinalização automático de frenagem de emergência.


O pacote “Urban completo” acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 195/55, alarme, chave tipo canivete com controle remoto, capas dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, grade do radiador pintada na cor preta, espelhos externos com ajuste elétrico, função tilt down do lado direito ao engatar a ré e luzes de seta integradas; sensor de ré, vidros elétricos nas 4 portas, destravamento da tampa do porta-malas e travamento das portas pela chave, para-sóis iluminados, faróis de dupla parábola, faróis de neblina, lanternas escurecidas, duas luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, alças no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.

Há duas opções de sistema de som como opcional. O Media Plus é um rádio com tela monocromática, mas com boa conectividade: quatro alto-falantes e 2 tweeters, leitor de cartão SD, entradas USB e auxiliar, microfone para chamadas do Bluetooth, CD/MP3 Player e gráficos do sensor de ré.

Outra opção "como ação especial para o lançamento da linha 2019" (leia-se: por pouco tempo) é o sistema multimídia Discover Media, com tela touchscreen, compatível com os mecanismos de espelhamento de conteúdo de celulares compatíveis com Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, conexão Bluetooth para dois celulares simultaneamente, entrada USB, GPS e leitor de fotos, vídeos e músicas em variados formatos.

O motor 1.6 Total Flex rende 101/104 cavalos a 5250 rpm e torque de 15,4/15,6 kgfm a 2500 rpm (com gasolina e etanol, nesta ordem). Segundo a fábrica, abastecidos com etanol, o Gol vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e o Voyage cumpre a prova em 10,5 segundos. Mas o Voyage leva a melhor em velocidade máxima: 186 km/h ante 182 km/h do hatch.


Já o 1.0 MPI traz as melhorias do Polo. Com 999 cm³ de cilindrada, quatro válvulas por cilindro (sendo duas para admissão e duas para escape), o cabeçote tem comando de admissão variável. A taxa de compressão é de 11,5:1. Agora rende 75/84 cavalos e torque de 9,7/10,4 kgfm a 3000 rpm. Com o motor 1.0, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e atinge 167 km/h de velocidade máxima (com etanol). O Voyage, abastecido com o mesmo combustível, acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e atinge 173 km/h de velocidade máxima.

Comentários