Volkswagen Tiguan estreia segunda geração no Brasil, com sobrenome Allspace


A Volkswagen anuncia para o fim de maio a chegada às concessionárias do Tiguan Allspace, segunda geração do SUV que começou a ser vendido no Brasil em 2009 e foi reestilizado em 2011. Serão oferecidas as versões 1.4 TSI  e Comfortline, além do R-Line 350 TSI, com maior lista de equipamentos e o motor 2.0 TSI com 220 cavalos – mesma calibragem utilizada no Golf GTI – associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas.


Fabricado em Puebla, no México, estarão disponíveis versões com cinco ou sete lugares – é a primeira vez que um carro da VW vendido no Brasil dispõe desta capacidade. O modelo também terá as três primeiras revisões (10.000 km/1 ano, 20.000 km/2 anos e 30.000 km/3 anos) gratuitas, três anos de garantia e será oferecida em cinco cores: uma sólida (Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic).


Em proporções, só ficou o nome da primeira geração. O Allspace é uma versão espichada do novo Tiguan - os dois são comercializados juntos em alguns mercados. Construído sobre a plataforma modular MQB e com 4,70 metros de comprimento (27,4 cm a mais do que o modelo da primeira geração), largura de 1,84 m sem retrovisores (+ 3 cm), distância entre-eixos de 2,79 m (acréscimo de 18, 5 cm) e altura de 1,658 m (menos 7 milímetros), o Allspace é 21 centímetros maior e tem distância entre-eixos 11 cm ampliada em relação ao novo Tiguan.


Na frente, destacam-se dois frisos cromados que unem as aberturas frontais aos faróis - estes, aliás, trazem lentes específicas para cada versão. Também são três as opções de rodas de liga leve (17, 18 e 19 polegadas). Visto de traseira, chamam atenção as lanternas trapezoidais com iluminação em LEDs, em todas as versões.

O Tiguan Allspace 250 TSI conta com ângulo de entrada de 18,3 graus e ângulo de saída de 22,2°. O vão-livre é de 21,6 centímetros e o ângulo de rampa é de 19,5 graus. 


O interior do Tiguan Allspace traz vários porta-objetos e itens como o quadro de inatrumentos digital e sistema multimídia discretamente inclinado para o motorista. A capacidade do porta-malas aumentou para 710 litros no modelo com cinco lugares (240 litros adicionais em relação à geração anterior), e com os bancos traseiros rebatidos individualmente, tem capacidade de carga de 1870 litros (considerando até o teto). A segunda fileira de bancos conta com ajuste de inclinação dos encostos e pode ser deslocada longitudinalmente (para frente e para trás) em 18 centímetros, o que facilita o acesso à terceira fileira de bancos.


As versões de sete lugares oferecem 216 litros de espaço no porta-malas com as três fileiras de banco em uso. Mantendo duas fileiras de assentos (cinco lugares), o volume sobe para 686 litros e, com a terceira e a segunda fileiras rebatidas, a capacidade é de 1761 litros até o teto. E desde a versão Comfortline, o encosto do banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido para a frente, criando uma área que pode acomodar objetos com até 2,75 metros de comprimento.


O Tiguan Allspace é equipado nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI com o motor 1.4 TSI Total Flex EA211, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro), injeção direta de combustível e turbocompressor. Esse motor desenvolve potência de 150 cavalos a 5000 rpm. Seu torque, de 25,5 kgfm (ou 250 Nm, daí o nome da versão), surge já a 1400 rpm e se mantém até 3500 rpm, independentemente do combustível.

As versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI utilizam o câmbio automático DQ250, com seis marchas, imersa em óleo, e têm desempenho igual: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 198 km/h (independentemente do combustível utilizado). Bons resultados para um modelo de 1562 quilos na versão 250 TSI (já o Comfortline possui 1598 kg).



Já o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz sob o capô o mesmo motor do Golf GTI: o 2.0 TSI com potência de 220 cavalos e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque, com duplo sistema de injeção e incrementos de 10% na potência e 25% no torque em relação ao modelo 2.0 anterior. Esta versão vem equipada com o câmbio automatizado DSG de sete marchas (DQ500), também imerso em óleo, e a tração integral 4MOTION. Esse conjunto mecânico faz o R-Line acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 223 km/h. Mais pesado, este modelo registra 1785 kg na balança.

Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas com o sistema Discover Media, que traz o App-Connect (integra Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas e sensor de aproximação, oferece Bluetooth que pareia simultaneamente com dois celulares e possui três entradas USB – duas na parte dianteira e uma voltada para o banco traseiro. Traz também comandos de voz, leitor de fotos, vídeos e músicas em diversos formatos, GPS via satélite e o aplicativo Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista. Outro destaque é o “manual cognitivo” – que usa o assistente virtual IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro, em português ou espanhol. A linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.


Desde a versão Allspace básica (R$ 124.990), o Tiguan traz:

• Freios com ABS e EBD
• Controles de tração e estabilidade
• Alarme
• Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
• Controlador automático de velocidade de cruzeiro
• 6 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
• Detalhes internos em "Titanium Silver"
• Ar-condicionado de 3 zonas
• Bagageiro de teto preto
• Bancos dianteiros com ajuste manual de altura
• Cintos de segurança traseiros de 3 pontos
• Computador de bordo com display multifuncional
• Descanso de braço dianteiro
• Detector de fadiga do motorista
• Direção elétrica
• Encosto do banco traseiro dividido, com descanso de braço central
• Espelho retrovisor interno com anti-ofuscamento automático
• Retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e função "tilt down" ao engatar a ré
• Faróis de neblina
• Faróis Halógenos
• Fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX
• Freio de estacionamento eletrônico e função Auto-Hold ("segura" o carro em paradas sem necessidade de pisar no freio)
• Indicador de perda da pressão dos pneus
• Lanternas traseiras em LED
• Lanterna traseira de neblina
• Luzes de leitura dianteira e traseira
• Para-sóis com espelhos iluminados
• Revestimento dos bancos em Tecido "Rhombus", preto
• Roda sobressalente compacta de 18 polegadas
• Rodas de liga leve 17" "Tulsa" com pneus 215/65
• Sensor de chuva
• Sistema "Start-Stop" de desligamento do motor em paradas para economizar combustível
• Tomada de 12 Volts no console central traseiro
• Tração dianteira
• Transmissão automatizada DSG de 6 velocidades com função Tiptronic
• Travamento elétrico das portas
• Vidros com acionamento elétrico
• Volante em couro com comandos do som, computador de bordo, controle automático de velocidade e "shift paddles" para trocas sequenciais de marcha
• Sistema infotainment "Discover Media", com rádio, tela touchscreen de 8 polegadas, App-Connect, comandoes de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para dois cartões SD, entradas USB (3) e auxiliar (1), GPS e 8 alto-falantes.


O Tiguan Allspace Comfortline possui, adicionalmente:

• Aplicações decorativas internas "Checker Flag Titanium cool"
• Bagageiro no teto prata
• Banco do motorista com ajuste elétrico (inclusive lombar) e memória (lado do passageiro dianteiro com ajuste manual de altura) e aquecimento
• Computador de bordo com display colorido
• Retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, com função "tilt down" ao engatar a ré e memória
• Faróis full LED com luz de condução diurna
• Revestimento dos bancos em Couro "Vienna" preto
• Rodas de liga leve 18" "Kingston" com pneus 235/55
• Terceira fila de bancos (7 lugares)
• Câmera traseira
• Lavador de faróis
• Tapetes
• Mesa dobrável no encosto dos bancos dianteiros
• Banco dianteiro do lado do passageiro rebatível
• Iluminação na região dos pés
• Frisos externos cromados


Já o topo-de-linha Tiguan Allspace R-Line (R$ 179.990) teve todas as unidades de pré-venda esgotadas em poucas horas. É o único da linha com tração nas 4 rodas e o motor 350 TSI:

• Controlador automático de velocidade e distância do carro da frente + assistente frontal com frenagem automática de emergência
• Decorações internas "Dark Grid"
• Rodas de liga leve de 19 polegadas "Sabring" com pneus 255/45
• Câmbio automático DSG de 7 marchas com função Tiptronic
• Luzes ambiente
• Seletor do perfil de condução (Normal, Sport, Eco, Comfort ou Individual)
• Acesso ao veículo pela chave presencial e botão para partida do motor
• Proteção pró-ativa dos passageiros em caso de iminência de acidente
• Assistente dinâmico de farol alto
• Quadro de instrumentos digital configurável
• Detecção de pedestre
• Abertura e fechamento automático do porta-malas
• Auxiliar automático de estacionamento com função de frenagem
• Kit R-Line (para-choques diferenciados, spoiler traseiro, logo R-Line na grade frontal, forro de teto preto, volante em couro com logo R-Line, bancos em couro Vienna preto e com logo R-Line, soleira das portas R-Line)

Comentários

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).