Acho que já vi este filme: Quem matou o Carro Elétrico?



O Auto REALIDADE comenta o filme Quem matou o Carro Elétrico? (título original: Who Killed the Electric Car?; ano: 2006).

O documentário retrata o desenvolvimento, a comercialização e a retirada do mercado de veículos elétricos entre o fim dos anos 1990 e a metade dos anos 2000. O filme mostra diversos carros, como o Toyota RAV4 Electric e o Ford Th!nk (abaixo)...



...mas o foco do filme foi mesmo o Saturn EV1 (ou GM EV1), que, segundo os donos, não tinha por quê ser retirado de linha: era futurista, funcional, silencioso e bastante confortável.



Para os fãs de filmes dublados, más notícias: Quem matou o Carro Elétrico? está disponível apenas em versão legendada (incluindo o DVD).



No filme, é questionada a culpa do desaparecimento de modelos elétricos nos anos 2000. Os suspeitos são a própria indústria automotiva, a indústria petrolífera, o governo norte-americano, as baterias (na época não eram muito duráveis), os veículos movidos a hidrogênio e os consumidores. Vai estragar o final, mas já posso afirmar que as baterias foram inocentadas do fim do carro elétrico. Os culpados, eu não posso dizer quem são.



Toyota RAV4 Electric

O filme mostra os protestos feitos pelos donos de EV1 após saberem que a GM os levaria de volta, porém eles não conseguiram levar seus veículos para casa. Os EV1 dos donos foram os primeiros a serem destruídos (alguns com frases de protesto escritas na carroceria).



Logo depois, modelos EV1 zero-quilômetro, que não tinham comprador, também tiveram um fim trágico (como o piloto da Toyota que bateu o Lexus LFA e morreu).



Infelizmente não pude tirar printscreens do filme a tempo, mas em breve algumas cenas dele serão publicadas aqui. Entre as cenas chocantes, estava a de algumas unidades do Honda EV2 Plus prontas para serem moídas em pedacinhos, como qualaquer um dos velhos carros dos EUA, muitos com perda total. Detalhe: os veículos estavam novos e a Honda fez mistério ao ser questionada sobre o motivo de destruir modelos que poderiam fazer alguém feliz (como disse o próprio repórter que entrevistou um operador da máquina de destruir carros).



O Tesla Roadster é apontado pelo filme como uma boa aposta para o futuro, além dos modelos que são híbridos.



No final, uma ex-colaboradora da GM (que tinha um EV1) tem uma surpresa: um homem tem, entre sua coleção raríssima de modelos, um EV1 (porém sem o motor elétrico, retirado pela GM). Se você gosta (muito) de carros e fica triste ao ver que os elétricos não tiveram sua oportundade, sem futuro, é capaz de chorar no final...



Do EV1, a GM retirou o motor elétrico

Comentários

Anônimo disse…
Isso me faz pensar... poluição global, camada de ozonio, indice populacional....
tudo uma grande trama estratégica de pra justificar absurdos
youtubeiando disse…
Novo link do documentario http://www.youtube.com/watch?v=FD1CUdsCqvE