Opinião: Need For Speed Most Wanted



A série Underground da franquia Need For Speed alcançou um sucesso inesperado, para uma fórmula totalmente nova que poderia decepcionar os fãs dos antigos NFS, pois trocava os esportivos como Porsche e Lamborghini por carros comuns como Peugeot 206, Ford Focus e Honda Civic.

O Need For Speed Most Wanted chegou numa época em que o tuning radical, aquele típico do filme Velozes e Furiosos (que adicionava cores e adesivos extravagantes, body-kits...), estava em recaída, para dar lugar à febre do DUB, onde modifica-se pouco o modelo, mas grandes rodas e som potente, além de um motor adequado, são imprescindíveis.



Por isto, uma importante mudança marcou o destino da série: a reputação do modelo não era mais um ponto obrigatório, podendo o usuário iniciar e completar o jogo com um carro com visual original de fábrica. Além disso, o número de peças a serem personalizadas ou adicionadas caiu muito em relação ao Underground 2, onde era possível realizar inutilidades, como colocar neón até no cofre do motor.



Para começar, enquanto o NFSU2 disponibilizava quatro modelos de body-kit e 25 modelos de para-choque, tanto frontal como traseiro, o Most Wanted coloca poucas opções, no máximo cinco, de body-kits, que aumentam também o volume dos para-lamas e das portas. Ou seja, o carro pode não ficar do jeito que você sonhava. Além disso, não é mais possível personalizar retrovisores, faróis, lanternas, ponteiras de escapamento, cor da luz dos faróis, neon, spinners...



O foco, realmente, é em desbancar os 15 integrantes da lista de mais procurados (Black List, ou Lista Negra) da cidade fictícia de Rockport City.



Você terá a ajuda de Mia (Josie Maran) para colher informações. Ela, aliás, possibilitou a entrada do usuário no jogo, disponibilizando um modelo na concessionária após Razor, o mais perigoso membro da Black List, que sabotou seu carro dias antes da data onde se iniciam as corridas de fato e roubou seu carro, um BMW M3 GTR E46.



Este é o modo livre, semelhante ao do Underground 2

Curiosidade: se você já tiver o Need For Speed Underground 2 instalado no seu PC, seu dinheiro inicial no modo Carreira iniciará em 40 000! (falando nisso, não tem a moleza de carro grátis como no Underground 2, mas você pode vender os modelos que não quer mais. Dica: venda primeiro as peças [desinstale-as], depois venda o carro)


Cumpra a cota mencionada e você poderá enfrentar o próximo rival

Os modos de corrida são os já conhecidos, mas há duas novidades, que você verá adiante.

O Modo Circuito é o qual se dá um certo número de voltas em um circuito onde geralmente há tráfego de veículos.


Ficou parecido com o Viper ACR, não?

O Sprint vai de um ponto a outro, sem voltar ao início.

E a Drag é o conhecido modo onde a troca de marchas é obrigatória, sendo necessária atenção não só à hora ideal de trocar a marcha, quanto ao tráfego, pois você não deve se chocar contra outros veículos.



Volta ao Most Wanted o modo Knockout, onde são dadas três voltas e, ao fim de cada volta, o último colocado é sempre eliminado, até sobrar apenas quem ficou com a primeira posição. Este tipo de corrida era comum em outros títulos da série NFS, mas saiu no Underground 2.

Há dois modos de corrida inéditos:

O Toolbooth, ou Cabine de Pedágio, é uma corrida onde você joga sozinho e deverá completar todos os setores (espaços entre uma cabine e outra) no menor tempo possível. Caso faltem menos de 10 segundos para acabar o tempo, uma mensagem de alerta será mostrada.



O modo Speedtrap consiste numa corrida Sprint onde são instalados diversos radares eletrônicos, onde você deverá registrar uma velocidade que será somada às de outros radares. Vence quem atingir o maior somatório de velocidade, e não quem chega em primeiro colocado. Mas atenção: cada 1 segundo de distância do primeiro colocado indica perda de 10 km/h no somatório. Dependendo de quão longe você estiver de quem chegou antes na linha de chegada, você poderá perder apenas por Speed Penalty, mesmo sendo o mais rápido.



Além disso, alguns recursos dos carros mudaram: o nitro agora é recarregado automaticamente, sem necessidade de realizar driftings ou “acidentes evitados” para obtê-lo, como no NFSU2. E agora há o desacelerador de tempo, que, momentaneamente, faz todo o mundo ao redor ficar em câmera lenta. É um recurso útil para contornar corretamente uma curva muito acentuada, para enxergar melhor algum atalho ou para corrigir a trajetória do veículo.



O grande destaque do Most Wanted não é uma novidade de fato, e sim uma continuação de outros jogos da série NFS: o game conta com a presença de policiais, que estarão na sua cola sempre que você estiver dirigindo de forma perigosa.



Não é à toa que o título desta versão significa “Mais Procurado”.



Para saber se você está prestes a cair na mira dos policiais, fique atento a dois sinais: o primeiro é um início de diálogo de uma atendente com um policial, relatando dados como a cor e o modelo do seu carro (em inglês, obviamente). Outro sinal é o detector de radar, que fica alaranjado quando há presença de policiais, mas a uma certa distância, e se torna verde quando os policiais estão chegando perto. O cursor do radar se moverá mais rápido e o apito dele (é parecido com um sensor de estacionamento) ficará mais constante.



Todos os seus carros do modo Carreira (agora são ilimitados: no NFSU só podia ter um e, no NFSU2, cinco carros) tem um nível de policiamento, que abaixa quando você deixa o carro na garagem. Portanto, nada de usar vários carros para perseguições policiais. Escolha apenas um.



Enquanto você vai sendo perseguido pelos policiais, há algumas missões a ser fazer. São várias, entre elas fugir até x minutos, fugir da polícia depois de x minutos, bater em x carros de polícia, destruir x carros de polícia, romper x barreiras, causar prejuízo de x valor, causar Bounty (premiação) de x valor... Bem-vindo aos Eventos Milestone. Assim como as corridas de circuito, por exemplo, os Milestones devem ser feitos, e ao chegar ao número requisitado, você poderá desafiar o próximo integrante da Black List.

Caso algo dê errado, como você furar pneu (o carro não anda mais), e você for preso, terá que pagar todas as multas das ações que você realizou durante a perseguição. Você poderá ganhar cartões de saída da prisão de graça, ou optar pagar. De qualquer forma, o carro será levado por um guincho. Se esta situação se repetir, e se você não adicionar cartões de devolvimento do automóvel, seu carro será recolhido definitivamente. Se isso ocorrer com seu único carro, não tem jeito: o jogo vai voltar do zero.


Perdeu, colega

O número de carros nem aumentou tanto em relação ao Underground 2, mas a diversidade deles ficou mais alta. Modelos não tão interessantes, como os SUVs, dão lugar a carros que fazem lembrar os primeiros títulos de Need For Speed, por serem desejados em várias partes do mundo. São eles:

Mercedes CLK 500



Aston Martin DB9



Porsche 911



Dodge Viper



Lamborghini Gallardo



Chevrolet Corvette



Lamborghini Murcielago



Ford GT



Mercedes-McLaren SLR



Porsche Carrera GT



Estes carros são simplesmente inimagináveis de serem encontrados na série Underground. Pode perceber: mesmo os carros mais legais dessa fase (Subaru Impreza WRX, Mitsubishi Lancer Evolution, Nissan Skyline GT-R) não passam de modelos normais, só que anabolizados. E que, numa lista de carros dos sonhos, sempre há um Porsche, um Lamborghini ou um Mercedes...

Os modelos continuam com o poder de ficarem irreconhecíveis com a “mágica” do tuning. Veja duas transformações do Lexus IS 300, uma no estilo DUB e outra no tuning tradicional:





Mas se, por exemplo, você tiver um modelo como este Fiat Punto abaixo, apenas com cor e rodas diferentes, no modo Carreira, não há problemas: você só precisa se preocupar com a motorização. No entanto, para chamar a atenção da polícia, é necessário equipar um carro um pouco mais.



Não se preocupe, afinal você poderá ganhar diversos carros como premiação ao derrotar um Membro da Black List, sendo que será dele mesmo o carro (acima).



Pode correr deste jeito que está valendo!

Falando em Fiat Punto, ele, juntamente com o Mitsubishi Eclipse, eram recém-lançados na época (veja-os, abaixo).





Mais alguns recursos são interessantes no NFS Most Wanted. O jogo tem a “Challenge Series”, onde você deverá cumprir uma série de missões, como passar no pedágio no menor tempo ou causar um prejuízo pré-estabelecido à polícia. Como o próprio nome já diz, não são eventos fáceis de serem cumpridos, e podem causar muita angústia caso, por exemplo, você já tenha completado um desafio e, na hora de fugir, fura um pneu... Por isso, muita calma ao realizar estes desafios.

No modo Quick Race, ou Corrida Rápida, é possível você fazer uma seleção de corrida rápida (Jogo Rápido): o tipo de corrida, o local onde será realizado e o carro serão escolhidos aleatoriamente.

Se você não gostar do tipo de corrida ou do carro, por exemplo, é só apertar novamente o botão de seleção aleatória. A vantagem deste sistema é que você pode correr com automóveis que estão bloqueados no momento, sem contar que o carro estará equipado com o máximo de desempenho possível.

O modo Online e o LAN seguem o mesmo princípio dos jogos anteriores, e dispensam apresentações. Ou seja, no menu Online, você se cadastra no site da EA e começa a jogar com usuários on-line, e no menu LAN você irá competir com outro (s) computador (es), interligado ao seu.



Em resumo, NFS Most Wanted é um excelente game, e teria que ser mesmo, pois estamos pagando... Em alguns momentos, principalmente nos que você está se dando bem e juntando muito dinheiro, vicia bastante. Em outras situações, como quando você é preso, o que você mais quer é esquecer esse jogo... Para quem gosta de carros, há um leque que passa por Clio e Golf e chega aos poderosos Lamborghini, ou seja, é diversão garantida. No entanto, não repita as “proezas” desse jogo nas ruas, hein?

Ah, e mais: se você assiste o Vrum, programa automotivo que passa todos os domingos, no SBT, vai reconhecer várias músicas do Most Wanted:

Stratus - You Must Follow (Evol Intent VIP): esta música é a trilha Sonora quando a Mônica Veloso vai dar os destaques de cada edição;

Jamiroquai - Feels Just Like It Should (Timo Maas Remix): essa é a música de fundo quando a Mônica fala um pouco sobre a matéria que entrará no ar em seguida;
Paul Linford and Chris Vrenna - Most Wanted Mash Up: esta é a música que inicia quando a Mônica vai falar as atrações do próximo bloco;

Paul Linford and Chris Vrenna - The Mann: esta é uma trilha extra-oficial, utilizada no decorrer da fala do convidado da seção “Meu carro, Minha Vida!”;

The Prodigy - You'll Be Under My Wheels: esta música é usada no fim do Vrum, aquela eletrônica que bate recorde de pergunta sobre seu título...

Comentários

Unknown disse…
sim jogos foi parquedisso corre pinao
Anônimo disse…
como vc salvou essa imagens do sendo q o "prtsc sysrq" do teclado não funciona ?
Júlio Max disse…
Fato que o recurso de Captura de Tela do Windows não reconhece muitos jogos. Contudo, alguns programas realizam esse trabalho. O software utilizado pelo Auto REALIDADE é o Fraps, que não só permite os takes dos print screens, como também a gravação de vídeos. É um programa pago, mas também existe uma versão de demonstração: http://www.fraps.com/download.php

É só abrir o programa e depois, definir a tecla para gravar fotos e vídeos e o local de salvamento. Depois, abra o Most Wanted.
Anônimo disse…
pó valeu em cara
muito bom o site
flw
Anônimo disse…
Zerei esse jogo em uma semana acabou agora mesmo.
Anônimo disse…
eu quero passa da fasse do milestone que e pra furar o pneu
Anônimo disse…
It took coaxing, bribing, and pleading to have find out tinnitus
can also be triggered by ear infections.

One of the ways of finding the rightis be controlled by means
of medicine.4 - intracranial Vascular Lesions.
I did, and the ENT doc diagnosed tinnitus; from abuse
store and you testament be able to happen candleberry bark.
Try one redress at a fourth dimension, you eat, what you do, your environs and more than.


My website; hyperacusis treatment
Anônimo disse…
These minerals are actually crucial to the wellbeing of your human
body. For example, Chlorine is used as a disinfectant in the
treatment process by municipalities. To own aim connected with retrieval > 65%, must implement alternative spot activity functionality.

Feel free to visit my web blog: reverse osmosis water filter air gap
Anônimo disse…
tienen que hacer la saveiro para el nfsmw
Anônimo disse…
Como recuperar a cor original da BMW? obrigado