Renault Sport R. S. 01: para competições


A Renault apresenta o modelo que será destaque do campeonato World Series, o R.S. 01, desenvolvido especialmente para as pistas e com padrinho conhecido dos fãs de Fórmula 1: Alain Prost (em suas palavras, "é um carro de competição espetacular, se encaixa no mais puro espírito de um GT e promete as mais belas sensações de pilotagem"). Com menos de 1100 quilos, e um motor com potência superior a 500 cavalos e torque de mais de 61 kgfm - nada menos que o mesmo 3.8 V6 Biturbo do Nissan GT-R - o modelo supera 300 km/h.


Medindo 4,71 metros de comprimento, 2 metros de largura e apenas 1,12 m de altura, o Renault Sport R.S. 01 teve sua carroceria inspirada no carro-conceito DeZir, revelado há quatro anos, com alterações que visam melhoria na aerodinâmica - a intenção é se aproximar do desempenho em pista dos modelos que participam da DTM.


O Renault Sport R.S. 01 possui monocoque em fibra de carbono, tanque de combustível com capacidade para 150 litros, câmbio sequencial de 7 marchas, estrutura deformável na dianteira, que absorve a energia em caso de choque frontal, além de coluna de direção retrátil, banco Sabelt tipo concha e cinto de segurança de seis pontos.


Posicionado entre as competições da Copa Clio e campeonatos profissionais como o WEC, o DTM e o Super GT japonês, o Renault Sport Trophy será aberto a 20 duplas Pro-Am, classificadas de acordo com as regras do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA. A dupla vencedora da temporada 2015 vai disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016 ao volante de um protótipo LMP2.


Comentários