Enfim, Renault apresenta o Kardian: saiba mais sobre o SUV com motor 1.0 Turbo Flex

O lançamento do Renault Kardian marca uma nova fase para a marca no Brasil, que já havia iniciado o plano estratégico "Renaulution" e entra agora na fase "Renovation", com foco em modelos de maior valor agregado. Conforme a montadora, o Kardian é o primeiro de oito modelos que serão apresentados em diversos mercados pelo mundo até o ano de 2027 (incluindo uma picape híbrida que será parcialmente inspirada pela Niagara Concept, apresentada junto com o Kardian em evento realizado no Rio de Janeiro).

O Kardian chega para disputar mercado de outros SUVs compactos (conhecidos como "B-SUVs" - entre eles, Volkswagen Nivus e Fiat Pulse). O design do novo modelo da Renault incorpora parte dos elementos que estão em outros modelos recentes da marca. A dianteira traz o logo “Nouvel’R” (pela primeira vez presente em um modelo da marca feito no Brasil), e o conjunto de faróis, totalmente composto por LEDs, está disposto em dois níveis (acima, ficam as luzes de posição e os piscas; abaixo, os fachos baixo e alto dos faróis), em meio à grade dianteira com detalhes em preto-brilhante e aberturas em formato de losango, com efeito tridimensional. Trazendo detalhes diamantados e partes escurecidas, as rodas são de 17 polegadas, calçadas com pneus de perfil 205/55. Os para-lamas dianteiros trazem pequenas placas que, na edição de lançamento, trazem a inscrição "Premiere Edition".

As barras de teto são modulares: são usualmente montadas no sentido longitudinal, mas, com o auxílio de uma ferramenta específica, podem ser transformadas em barras transversais. Elas podem suportar até 80 quilos de carga e são parcialmente pintadas em prata - a mesma cor das molduras dos para-choques na região central-inferior. A carroceria possui cinco opções de cores: Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e a inédita Laranja Energie, com a possibilidade de ser combinada com o teto preto. A antena de teto fica na parte traseira e possui o estilo "barbatana de tubarão".

A traseira traz lanternas em formato de C, que lembram um pouco as peças do Captur atualmente vendido na Europa. Elas invadem levemente a tampa do porta-malas na parte superior e, quando apagadas, ficam transparentes. O aerofólio traseiro envolve a parte superior da tampa do porta-malas. A placa é alojada no para-choque, que traz a parte inferior em preto-fosco e carrega refletores horizontais.

O Kardian possui 4,12 metros de comprimento, 2,604 metros de distância entre-eixos, 1,75 m de largura sem retrovisores (2,025 com os espelhos) e 1,54 m de altura sem as barras de teto (com elas, 1,595 m). A altura em relação ao solo é de 20,9 centímetros. Conforme a marca, o porta-malas tem o volume de 358 litros no padrão de medição VDA, expansível para 1304 L com o rebatimento do encosto do banco traseiro. Seu ângulo de ataque é de 20 graus, ao passo em que o ângulo de saída é de 36º.

O interior do Kardian traz insertos de couro na faixa horizontal do painel, no apoio de braço dianteiro e nos apoios das portas dianteiras, ao passo em que os bancos mesclam tecido com pequenas áreas de couro. Já o forro de teto é preto. Na versão Premiere Edition, há vários detalhes em laranja nas costuras e nas faixas horizontais, com efeito degradê. Nos encostos para as costas dos bancos dianteiros da série de lançamento, aparecem os logotipos da Renault. Ao todo, a cabine possui mais de 26 litros de volume para guardar objetos, segundo a marca.

O console central elevado incorpora 8 litros de espaço para objetos, além de integrar um apoio de braço, quatro entradas USB (duas na frente, sendo uma do tipo A e outra do tipo C, e duas para os passageiros traseiros, ambas do tipo C), carregador de bateria de smartphone por indução sem fio. A alavanca de câmbio “e-shifter” realiza a troca das posições de marcha pelo mecanismo shift-by-wire, que possibilita ao motorista utilizar apenas os dedos, ao invés de usar a mão inteira para deslocar a manopla. A posição Parking é acionada por botão. Além disso, o Kardian conta com freio de estacionamento eletrônico, operado por botão, que também ajuda a aproveitar melhor o espaço do console.

O quadro de instrumentos digital utiliza tela de 7 polegadas com gráficos que lembram outros modelos da Renault, como o Megane E-Tech, com variadas opções de visualização. Já a central multimídia utiliza tela sensível ao toque de 8 polegadas ligeiramente direcionada para o motorista e oferece oito opções de cores para o fundo da tela, combinando com os feixes de LED nos painéis das portas dianteiras. O aparelho é compatível com Android Auto e Apple CarPlay através de conexão com ou sem fio, além de dar acesso aos ajustes do seletor de modos de condução Multi-Sense, que oferece três alternativas: Eco, Sport e MySense.

Nas contas da Renault, o Kardian possui treze dispositivos de assistência ao motorista (ADAS), ainda que apenas dois deles sejam inéditos neste segmento no Brasil: o monitoramento de veículos em pontos cegos (que alerta o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, entre 30 e 140 km/h, atuando através de quatro sensores de ultrassom localizados nas extremidades do veículo; quando ativado, uma luz de LED pisca nos retrovisores) e as quatro câmeras de visão em torno do veículo (na tela do sistema multimídia é possível ter a visão da parte esquerda, direita, frontal ou traseira). 

Os demais itens de segurança presentes no Kardian são: controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), que pode ser ativado a partir de 30 km/h e ajusta a velocidade em função da distância do veículo à frente; alerta de distância segura, que adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos (o sistema funciona entre 30 e 180 km/h, mas é desativado quando o cruise control adaptativo é acionado), alerta de colisão frontal com frenagem ativa de emergência (além do alerta sonoro, um alerta visual é exibido na tela do quadro de instrumentos nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem; se o condutor não reagir em tempo, a frenagem ativa de emergência entra em ação automaticamente para parar o veículo), assistente de partida em ladeiras (que é ativado automaticamente quando o veículo é parado em uma pista com desnível superior a 3%; o sistema mantém o veículo parado durante 2 segundos e desativa os freios em seguida), limitador de velocidade e cruise control tradicional, além de seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina) e do controle eletrônico de estabilidade (ESP).

O Kardian é o primeiro modelo feito sobre a nova plataforma modular do Renault Group em nosso País, que permitirá o desenvolvimento de sete veículos globais, a serem produzidos na América Latina, na Turquia, no Marrocos e na Índia. Servirá a modelos de segmentos diferentes, com comprimentos entre 4 e 5 metros. Existirão três opções de distâncias entre-eixos (de 2,60 a 3 metros) e três comprimentos para o balanço traseiro. O Kardian, que é um B-SUV, será o veículo mais compacto a utilizar esta plataforma - estão previstos mais três modelos do segmento C, dois do segmento D e dois comerciais leves (LCV). A picape Niagara Concept (concebida sob o código ZH1312) também é concebida sobre esta mesma arquitetura.

O motor 1.0 Turbo Flex de três cilindros com injeção direta de combustível entrega 125 cavalos e 22,4 kgfm de torque. São três cavalos a menos que o Nivus e 5 a menos que o Pulse (ambos com etanol), mas a força é 2,0 kgfm maior. Já o câmbio é o automatizado DW23 com dupla embreagem úmida EDC (Efficient Dual Clutch), de 6 marchas. O Kardian também terá o Stop & Start, que desliga o motor em paradas de trânsito para economia de combustível. As marchas também podem ser trocadas pelo motorista ao usar as aletas atrás do volante.

Inicialmente, o novo modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR), com previsão de chegada às concessionárias no primeiro trimestre de 2024. Em um segundo momento, ele será produzido na fábrica de Casablanca, no Marrocos.


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