Renault Captur deixa de ser oferecido no mercado brasileiro

Sem nenhum alarde, o Renault Captur deixa de ser oferecido no Brasil. O SUV já não consta na listagem de produtos oferecidos pela marca no seu site. Neste mês de outubro, o Captur emplacou somente 13 unidades em todo o Brasil (até a data desta publicação) e acumulou apenas 317 exemplares comercializados desde o início de 2023 até agora. Para efeitos de comparação, a Oroch teve 10.108 unidades vendidas no mesmo período, e o Duster, 18.839 unidades. A produção do Captur foi diretamente impactada a partir do início da guerra entre Ucrânia e Rússia, pois a manufatura dependia de componentes importados, feitos para o Kaptur russo. A Renault do Brasil bem que tentou dar continuidade ao suprimento destes itens, mas as baixas vendas do modelo aceleraram o fim da produção.

O Captur foi apresentado ao Brasil pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, e sua comercialização em todo o País começou em fevereiro de 2017. Apesar do nome e do visual similares aos do homônimo europeu, que era baseado na quarta geração do Clio, o Captur brasileiro era maior e derivado do Duster. Chegou com opções de motor 1.6 e 2.0 - com câmbio manual de 5 marchas (e, depois, o automático CVT) para o propulsor de cilindrada inferior, mas somente a alternativa da transmissão automática de quatro marchas para o motor de 2 litros. Em 2019, o SUV passou a ter a série Bose, com sete alto-falantes e um amplificador. No ano de 2020, o Captur deixou de ter a opção do motor 2.0.

Em julho de 2021, o Captur passou por sua primeira (e única) reestilização, que incluiu leves mudanças visuais, painel com superfície macia ao toque, console central redesenhado e novos equipamentos. A maior novidade foi a inclusão do motor 1.3 Turbo Flex aliado ao câmbio automático CVT com emulação de 8 marchas, que passou a estar presente em todas as versões. No ano de 2022, este conjunto mecânico passou a estar disponível nas versões topo-de-linha de Duster e Oroch.

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