Volkswagen Tera 2026 chega ao Brasil: veja versões, preços e detalhes

Enfim, a Volkswagen apresenta o Tera ao Brasil. O inédito crossover, que chega ao mercado nacional como ano-modelo 2026, será revelado simultaneamente em todas as concessionárias VW do País no dia 05 de junho. Este novo modelo, de porte entre Polo e Nivus, começou a ser produzido em Taubaté (São Paulo) em março deste ano - o Brasil será o primeiro mercado do mundo a ter este novo modelo. Depois, ele será vendido em outros mercados da América Latina (como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México), e da África.

Desenhado no Brasil pelo time chefiado por José Carlos Pavone, Head de Design Américas da Volkswagen, o Tera conta em todas as versões com faróis Full LED e lanternas com luzes de posição de LED. Na dianteira, a assinatura das luzes de posição traz dois segmentos em cada lente, ambos na parte superior. O modelo possui grade dianteira delgada, acompanhando o formato dos faróis e com friso prateado na parte superior, semelhante ao Nivus Comfortline. Já na traseira, há luzes de posição dispostas horizontalmente e, com o acionamento do freio, a iluminação acende em três segmentos verticais, caracterizando o efeito “click-clack”. As lanternas são interligadas visualmente por um friso em preto, sob o qual está o emblema com o nome do carro, em posição centralizada.

São seis as cores de carroceria disponíveis: Preto Ninja (sólida, sem custo adicional), Branco Cristal (sólida, + R$ 900), Cinza Platinum (metálica, + R$ 1.750), Vermelho Hypernova (nova cor metálica, + R$ 1.750), Prata Lunar (cor metálica que havia sido oferecida pela Volks na década de 2010, agora resgatada para o Tera; + R$ 1.750) e Azul Ártico (nova cor metálica, + R$ 1.750). Na versão High, ao pagar pelo pacote Outfit The Town, é possível incluir a pintura da carroceria em dois tons, com teto, colunas dianteiras, aerofólio e capas dos retrovisores na cor Preto Ninja. A pintura em dois tons está disponível para todas as tonalidades (somente no caso da cor preta, a carroceria vem em tom único).

As janelas das portas traseiras possuem linha de cintura ascendente, e os para-lamas trazem vincos bem definidos. Conforme a versão, as rodas pode ser de aço de 15 ou 16 polegadas com calotas escurecidas, ou de liga leve com 16 ou 17 polegadas, que contam com áreas diamantadas em contraste com a pintura em preto-brilhante. No Tera MPI, cada roda é fixada por 4 parafusos, enquanto nas demais versões existem cinco parafusos por roda. Com o pacote Outfit, o Tera passa a ter detalhes da carroceria em preto-brilhante, como os emblemas e os frisos na parte inferior dos para-choques, além de rodas escurecidas, revestimentos internos em padronagens exclusivas e pintura da carroceria em dois tons.

Os retrovisores possuem formato inédito entre os Volkswagen fabricados no Brasil e incorporam luzes de seta. As maçanetas externas seguem a cor da carroceria e possuem botões nas peças dianteiras para travamento ou destravamento a partir da presença da chave. Nas portas dianteiras fica a identificação da versão, presente a partir da versão Comfort. Em todas as versões, o Tera possui barras de teto e molduras plásticas em torno das caixas de roda e em toda a parte inferior da carroceria.

A cabine do Tera conta com detalhes inéditos e alguns itens comuns à linha Volkswagen. As formas da parte superior do painel são específicas do novo modelo, com saídas de ar que trazem molduras em preto-brilhante - o formato delas lembra vagamente o que se vê no T-Cross. O volante de três raios com base achatada é similar ao que está presente nas versões mais completas de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, assim como o quadro de instrumentos, que possui tela de 8 polegadas nas versões MPI, TSI e Comfort, e na versão High traz display de 10,25 polegadas.

Todas as versões do Tera possuem o sistema multimídia VW Play com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas. Neste novo modelo, este monitor fica em uma moldura mais afastada do painel, enquanto em outros modelos o display fica embutido. Disponível de série a partir da versão Comfort e como opcional para o TSI está o VW Play Connect, que inclui internet nativa e funcionalidades acessadas e acionadas através de aplicativo de celular.

A partir da versão High de série e da Comfort como opcional, o Tera possui ar-condicionado automático digital de zona única e saída de ar (com aro de vedação, semelhante à dos modelos da marca com porta-luvas refrigerado) para o carregador por indução no console. As duas entradas USB-C dianteiras estão posicionadas à direita da alavanca de câmbio, que conta com as indicações de suas posições na própria manopla. Há ainda o botão de ignição na parte dianteira do console, que também dispõe de três porta-copos e mais um porta-objeto aberto na parte traseira. Também existem outras duas entradas USB-C voltadas aos ocupantes traseiros. O apoio de braço para o motorista está fixado na lateral direita do seu próprio banco, ao invés de estar incorporado ao console.

Painel e portas dianteiras contam com áreas em revestimento sintético na versão High, presente também nos bancos, que são inteiriços na dianteira e trazem apoios de cabeça ajustáveis em altura na traseira (somente na versão High; nas opções mais simples, os apoios são fixos). Desde a versão TSI manual há faixas do painel e das portas em tecido. Há, inclusive, uma faixa de iluminação ambiente na cor branca sob a faixa do painel da versão High. Os painéis em plástico rígido da cabine trazem texturas com superfícies tridimensionais que possuem formas geométricas, solução semelhante à presente na cabine do Fiat Pulse. Atendendo a pedidos dos consumidores, o Tera conta com três alças de teto móveis para os passageiros - elas estão ausentes em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.

As luzes de teto dianteiras seguem o estilo visto em algumas versões do Polo, trazendo desde a versão TSI manual dois focos individuais para motorista e passageiro, além da luz central (no MPI, o foco de luz é único, entre os para-sóis). Há ainda luzes no centro do forro de teto, direcionadas para a região traseira.

Há ainda easter-eggs, como as silhuetas do Fusca, do primeiro Gol e do Tera gravadas na base no vidro traseiro, além da inscrição "trip mode: on!" no lado direito do porta-malas e do padrão típico de eletrocardiograma que se integra a um cabo USB na região das entradas para os ocupantes traseiros. Próximo da maçaneta interna, outra frase: "see you soon!". Já as alcinhas para cabides e os porta-copos trazem ícones que representam os objetos que devem ser inseridos nestes locais.

O Tera possui 4,15 centímetros de comprimento, 1,78 metro de largura sem espelhos (1,99 m incluindo os retrovisores externos), 1,48 metro de altura, distância entre-eixos de 2,57 metros, porta-malas de 350 litros (medidos conforme o padrão VDA) e tanque de combustível com capacidade de 49 litros. Todas as versões possuem suspensão dianteira independente (McPherson) com molas helicoidais e eixo de torção traseiro com molas helicoidais, além de direção elétrica com diâmetro de giro de 10,8 metros.


A versão MPI possui o motor 1.0 MPI aspirado de 3 cilindros em linha e 12 válvulas, com rendimento de 77 cavalos com gasolina a 6450 rpm e 84 cv com etanol na mesma rotação. Já o torque é de 9,4 kgfm a 4000 rpm com gasolina e de 10,3 kgfm a 3000 rpm com etanol. O câmbio manual é de 5 marchas. Seu peso em ordem de marcha é de 1078 quilos.


Para a versão TSI, o propulsor 1.0 de 3 cilindros em linha e 12 válvulas é turbinado e com injeção direta de combustível, com rendimento de 109 cavalos com gasolina a 5000 rpm e 116 cv com etanol na mesma rotação. Já o torque é de 16,8 kgfm entre 1750 a 4250 rpm com gasolina. Com etanol, o torque é igual, mas está presente na faixa de 1750 a 4500 rpm. O câmbio manual é de 5 marchas e seu peso em ordem de marcha é de 1130 quilos. A partir desta versão, os freios são a disco nas quatro rodas, com 27,6 cm de diâmetro na dianteira (2 cm a mais que na versão MPI) e 23,0 cm na traseira.


As versões Comfort e High possuem o motor 1.0 TSI aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Estas opções possuem peso em ordem de marcha de 1169 quilos.


Veja agora os preços e equipamentos de cada versão:

Tera 1.0 MPI - R$ 99.990 (preço promocional para as primeiras 999 unidades; após todas serem vendidas, o valor passa a ser de R$ 103.990)

A versão de entrada do Tera vem de série com frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres, sistema multimídia VW Play com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e App Connect (espelhamento de aplicativos de smartphone sem fio), 6 airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), alerta sonoro e visual de não-utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, som com 4 alto-falantes, alça de teto, antena na parte externa do teto, apoios de cabeça fixos nos bancos dianteiros, três apoios de cabeça no banco traseiro, ar-condicionado manual com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste manual de altura, banco traseiro com encosto inteiriço e rebatível, cintos de segurança dianteiros com tensores (elétricos) e ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controles eletrônicos de estabilidade e tração, bloqueio do diferencial, detector de fadiga do motorista, direção elétrica, retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função "tilt down" no lado direito ao engatar a ré, faróis em LED com luzes de condução diurna também em LED, fixação de assento de criança com ancoragens Isofix e Top Tether, assistente de partida em ladeiras, iluminação no porta-malas, controle de pressão dos pneus, lanternas com LEDs na traseira, limpador do para-brisa com temporizador, quadro de instrumentos digital com tela colorida de 8 polegadas, para-sóis com espelhos, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e pneus 185/65, rack de teto longitudinal, regulagem de altura do facho dos faróis, capas dos retrovisores e maçanetas externas pintados na cor do veículo, revestimentos dos bancos em tecido, estepe compacto, sensores de estacionamento traseiros, alarme antifurto com comando remoto, controlador e limitador de velocidade, duas entradas USB do tipo C no console dianteiro, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível; vidros elétricos nas quatro portas (com função um-toque nos dianteiros) e comandos integrados ao volante.

Tera 170 TSI - R$ 116.990

Possui os seguintes adicionais: volante com aro revestido em material sintético, rodas de aço de 16 polegadas com calotas de 5 raios e pneus 205/60, faixas revestidas em tecido no painel e nos forros de porta, iluminação dos para-sóis para motorista e passageiro, luzes de leitura individuais dianteiras e luz de teto traseira. Opcionalmente, pode receber rodas de liga leve de 16 polegadas (por R$ 1.720 adicionais) e o VW Play Connect (por mais R$ 1.590), que inclui os serviços remotos comandados por aplicativo de celular e internet para o sistema multimídia.

Tera Comfort - R$ 126.990

Adicionalmente, esta versão conta com o piloto automático adaptativo (ACC, que controla a velocidade e a distância do veículo à frente), Start & Stop (desligamento e religamento do motor em paradas), sistema multimídia VW Play Connect com serviços remotos e internet embarcada; apoio de braço dianteiro para o motorista, manopla da alavanca de câmbio em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, duas entradas USB-C traseiras e volante com aletas para troca de marchas (shift-paddles). Opcionalmente, esta versão dispõe do Pacote Conforto (por R$ 1.400), que adiciona ar-condicionado digital Climatronic e carregador de celular por indução.

Tera High - R$ 139.990

A opção topo-de-linha possui som com 6 alto-falantes, ar-condicionado digital Climatronic, banco traseiro com encosto rebatível e bipartido, bancos em revestimento sintético, câmera de ré, carregador de celular por indução, retrovisor interno anti-ofuscante automático, faróis com acendimento automático e funções Coming Home e Leaving Home, iluminação ambiente no painel, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, rodas de 17 polegadas com pneus de perfil 205/55, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros, iluminação do porta-luvas e quatro tapetes em carpete.

A versão topo-de-linha dispõe do Pacote ADAS (R$ 2.839), que adiciona o assistente de permanência em faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Há também o Pacote Outfit The Town Edition (R$ 2.300), que inclui bancos com inserto Outfit, capas dos retrovisores e maçanetas externas na cor Preto Ninja, rodas de liga diamantadas escurecidas e teto pintado em Preto Ninja. O configurador também permite a seleção do Pacote Outfit The Town Edition Black, também por R$ 2.300, com a carroceria toda pintada de preto.


Comentários