Detalhes do Fiat 500C, o sem-capota acessível


Passados sete anos após o lançamento na Itália e com cinco anos de mercado brasileiro, o Fiat Cinquecento ainda cativa pelo design simpático e pela carroceria diminuta. A montadora lançou este ano a versão Cabrio com motor e equipamentos da versão de entrada Cult, mantendo o teto de tecido (nas cores vermelha ou preta) acionável em três posições: teto solar tradicional, visão panorâmica ou abertura total. Para manter a rigidez torcional da carroceria, as colunas laterais são fixas, o que deixa o conversível com jeitão de hatchback. A capota, quando recolhida, acomoda-se logo acima da tampa do porta-malas, com o brake-light voltado para trás. O acionamento é feito por botões acima das luzes de leitura e pode ser feito em movimento, a até 80 km/h.


O destaque do 500C é a atenção dada ao seu interior, que acomoda bem os dois ocupantes da frente (atrás só crianças pequenas conseguem sentar). A ergonomia geral é muito boa, tanto da posição de dirigir quanto das posições dos comandos, com exceção para os botões localizados no lado direito do quadro de instrumentos. Os comandos dos vidros elétricos, próximos da alavanca de câmbio, causam estranheza no primeiro contato. Seu rádio "à moda antiga", com um pequeno visor com caracteres laranjas ao estilo 8-bit (chega a ser nostálgico), tem boa qualidade sonora (são dois tweeters nas colunas dianteiras, dois woofers, dois alto-falantes nas portas e amplificador no kit Convenience, que custa R$ 1873 e inclui o piloto automático), comandos de voz e atalhos no volante.


De série, o 500 Cabrio traz ASR (Controle de Tração), ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade; pode ser desativado por um botão abaixo da saída de ar do motorista), alertas de limite de velocidade e revisão, airbags frontais, porta-cabides [à esquerda], ar-condicionado, freios ABS com BAS (assistência hidráulica aos freios) e EBD (distribuição eletrônica da frenagem), banco do motorista com regulagem de altura e memória de posição...

...banco traseiro bipartido, bolsa porta-objetos nas portas, chave-canivete com comando de abertura e fechamento das portas, aviso luminoso de luzes acesas e portas abertas, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador (retráteis de três pontos para todos), abertura elétrica do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, computador de bordo com registro de distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso, porta-objetos e porta-copos centrais, cromados nas saídas de ar, maçanetas internas/externas e alavanca do câmbio, direção elétrica com dois modos de condução (normal e Sport), ESS (sinalização de frenagem de emergência), espelhos no para-sóis, corte da injeção de combustível em caso de colisão frontal ou lateral...
...faróis com regulagem elétrica de altura, Follow me home (faróis permanecem acesos momentos após o desligamento do carro), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Holder (auxilia nas arrancadas do veículo em subidas, "segurando" o carro por dois segundos ou até quando haja torque suficiente), iluminação do porta-malas, indicadores digitais de temperatura da água, temperatura externa e do nível de combustível, limpador e lavador do para-brisa com intermitência, luzes de posição nas extremidades dos pára-choques, My Car (personalizador de funções), painel de instrumentos com pintura parcial brilhante na cor da carroceria, revestimento em tecido dos painéis de porta, estepe de emergência com dimensões 135/80 14'', ponteira de escapamento cromada, luzes de seta nos pára-lamas dianteiros, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve aro 15'' com pneus 185/55, Rádio/CD-MP3 Player com função RDS e entradas auxiliar e USB, sensor de estacionamento traseiro, tomada 12V, travas elétricas e travamento automático das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros com função um-toque para descer e volante com regulagem de altura.



Seu motor é o mesmo 1.4 8v Flex utilizado no Uno, Palio e Grand Siena, com potência e torque nitidamente inferiores em comparação com o 1.4 16v Multiair do Cabrio Air Automático: gera 85 cavalos com gasolina e 88 cv com etanol (ante até 107 cavalos do motor Multiair), com torque de 12,4/12,5 kgfm (com gasolina/etanol) mas ainda é suficiente para seu porte compacto (3,55 metros de comprimento, 1,63 metro de largura, 1,50 m de altura) e peso (1080 quilos em ordem de marcha). A Fiat anuncia que o 500C acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos com etanol e 12,2 s usando gasolina; a velocidade máxima é de 172 km/h. O raio de giro é de reduzidos 9,2 metros, indicando boa facilidade para manobrar.

Há opção de câmbio manual ou Dualogic automatizado, ambos de cinco marchas. A opção automatizada oferece trocas manuais apenas diretamente na alavanca, e não traz a suavidade do Cabrio Air, que tem transmissão com conversor de torque e seis marchas.




O porta-malas tem tampa reduzida e capacidade de apenas 185 litros, mas o banco bipartido pode ajudar no transporte de cargas alongadas. Seu tanque de combustível é igualmente pequeno: 40 litros.



Sem opcionais, o Fiat 500 Cabrio custa R$ 56 900 - não é uma pechincha, especialmente considerando que o 500 Cult sai por R$ 47 390. A decisão depende de suas prioridades: se basta um teto solar panorâmico que abra (o Sky Wind), é possível adquiri-lo por R$ 3638; já para quem quer um carro mais "fashion" e evita chuvas e poeira, o 500C oferece o céu aberto a todos os passageiros.

Nos Cinquecento fotografados, a cor Branco Gioioso (perolizada) acrescenta R$ 1746 ao preço final (há também as tonalidades Branco Caldo, Preto Gara e Vermelho Sfrontato, sólidas e sem custo adicional, e a Cinza Nuvoloso, metálica, por R$ 1372). Internamente é possível escolher entre tecido vermelho e preto, cinza e marfim, cinza e preto ou vermelho e marfim.

Já o Cabrio Dualogic é tabelado em R$ 59 900, mas para quem quer um Cinquecento, seria mais recomendável optar pela versão mais completa (Cabrio Air, por R$ 66 300), que traz motor e câmbio perceptivelmente melhores e equipamentos como quadro de instrumentos digital e piloto automático. Leia mais sobre esta versão clicando aqui.




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