Citroën C4 Lounge THP passa a beber gasolina e etanol


A Citroën lança no Brasil o C4 Lounge THP Flex, que passa a aceitar gasolina, etanol ou quaisquer proporções dos combustíveis em seu tanque. O desenvolvimento deste motor consumiu 36 meses de trabalho e testes nas cidades de Porto Real (RJ), Teresina (PI), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), na França, na Espanha e nas cidades argentinas de Buenos Aires e Córdoba. Foram utilizados 40 carros de teste, que rodaram cerca de 600 000 quilômetros pondo à prova a partida a frio, os acertos às normas de emissões, além de testes de dinamômetro, fadiga e durabilidade.


O THP Flex teve remapeamento da central de gerenciamento eletrônico do motor, taxa de compressão alterada de 10,5:1 para 10,2:1, reforço dos mancais no eixo do turbo, presença do sensor de etanol (para identificar o porcentual de etanol no combustível) e da bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, além da adequação de diversos componentes para contato com etanol. Assim, o C4 Lounge passa a gerar 173 cavalos @ 6000 rotações por minuto com o combustível derivado da cana-de-açúcar, 166 cv com gasolina e torque de 24,5 kgfm entre 1400 e 4000 rpm, dos quais 15,9 quilogramas-força metro estão disponíveis logo a 1000 rpm. Seu tempo de aceleração de 0 a 100 km/h cai de 9,2 segundos para 8,9 s com etanol; a velocidade máxima é de 214 km/h.

Outra novidade está no câmbio automático sequencial de 6 marchas (Aisin AT6), com relação alongada em 11%, novo conversor de torque, função RDT (Redução de Tração, que reduz vibrações em marcha-lenta na posição Drive) e com trocas mais rápidas e suaves; de acordo com a Citroën, proporciona economia de combustível de 7,5% em relação ao C4 Lounge THP movido a gasolina.


Outro destaque da linha 2015 é a inclusão do ESP (controle de estabilidade) também na versão Tendance THP. No mais, o C4 Lounge segue com uma extensa lista de equipamentos, como partida sem inserção da chave (o sistema Keyless detecta a aproximação da chave, destrava a porta e libera a ignição por botão, à esquerda do volante), freios ABS com Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU); controle de tração ASR, seis airbags, cintos de três pontos, fivelas ISOFIX nos assentos laterais traseiros, Rádio/CD-MP3 Player MyWay com Bluetooth, GPS, entradas USB e auxiliar atrás da alavanca de câmbio; áudio Hi-Fi da Arkamys, quadro de instrumentos com seleção da cor dos mostradores, SAM (Smart Alert Move, que indica veículos presentes nos pontos cegos), câmera de ré, função Restore (ativa a ventilação durante alguns minutos enquanto o motor estiver desligado) e teto solar elétrico.


O Citroën C4 Lounge THP Flex conta com 3 anos de garantia e plano de manutenção com preços fixos em intervalos de 10 000 quilômetros, chegando pelo preço de R$ 78 790 na versão Tendance e R$ 85 490 na topo-de-linha Exclusive.


Comentários