Mercedes Classe S: o Carro do Ano entre as Mulheres


Faz tempo que os automóveis deixaram de ser paixão exclusivamente masculina: um time de 23 mulheres de diversas partes do mundo se reúne anualmente para decidir os melhores carros do ano em seis categorias, além do vencedor "supremo", o que mais somou pontos entre elas. Existem 10 critérios de decisão no Women's World Car Of The Year, entre eles: estilo e apelo, forma e função, conforto, capacidade de carga, prazer ao dirigir, o fator surpresa, sex-appeal e custo-benefício. Os votos são reunidos e contabilizados na cidade de Auckland, Nova Zelândia.


Com exceção do Tesla Model S, todos os vencedores podem ser adquiridos no Brasil. Na categoria "Women's World Family Car Of The Year", o Audi A3 Sedan foi o campeão, superando a VW Golf Variant (apresentada no Salão de São Paulo este ano, e cotada para ser importada para o Brasil no primeiro semestre de 2015).


Na categoria "Women's World Sports Car Of The Year", quem venceu foi outro Audi, o S3. A vitória em relação ao BMW M4 foi apertada, mas este caso provou que, para elas, potência e desempenho não são tudo em um carro esportivo.


Mas a disputa mais acirrada ocorreu na categoria "Women's World SUV Of The Year": o Range Rover Sport venceu o Porsche Macan por poucos pontos.


Entre os candidatos na categoria "Women's World Economy Car Of The Year", a escolha foi mais unânime: o Honda Jazz levantou a taça. No Brasil, o carro atende pelo nome de Fit e traz modificações internas em relação ao seu equivalente comercializado pelo mundo.


Outro vencedor sem surpresas é o elétrico Tesla Model S, na categoria "Women's World Green Car Of The Year".


Na disputa entre os modelos luxuosos, o Mercedes-Benz Classe S venceu o Audi A8 por apenas 11 pontos - o modelo da Audi chegou a pontuar mais que o Model S. A fundadora da premiação e editora da coluna One Lady Motor no jornal Herald, Sandy Myhre, afirma que as mulheres da imprensa automotiva são bem-informadas sobre a indústria e têm a capacidade do discernimento entre os carros que dirigem. A montadora alemã receberá um troféu, confeccionado com cerâmica e pintado à mão, no primeiro trimestre de 2015; as outras montadoras também receberão os certificados das vitórias.


As juradas também puderam escolher que carro sonham em ter (independentemente dos critérios da premiação), e nesta "categoria", o vencedor é o belo Jaguar F-Type Coupé. Bom-gosto o delas, não?

Comentários