Spyker decreta sua falência


No último dia 18, a montadora holandesa Spyker Cars publicou um comunicado informando que o Tribunal Distrital de Midden-Nederland (Países Baixos) tornou a moratória de dívidas como sua bancarrota, a despeito da apresentação de um plano de reestruturação voluntário há duas semanas.


Atualmente, a Spyker comercializa o C8 Aileron e preparava o lançamento do B6 Venator e de sua versão Spyder, sem capota. A falência da Spyker [fundada em 1880 e que produziu aviões, carros e carruagens] não chega a ser novidade: isto ocorreu pela primeira vez em 1907, com o falecimento de um dos fundadores, Hendrik-Jan Spijker, em um acidente de balsa; um grupo de investidores comprou a companhia e retomou suas atividades, agora sem o envolvimento do co-dundador Jacobus Spijker. Após a Primeira Guerra Mundial, em 1922, a empresa faliu novamente e foi comprada por seu distribuidor na Grã-Bretanha, continuando a produção de seus carros. Em 1926, os recursos financeiros se esgotaram e a Spyker fechou as portas de vez até ser "resgatada" em 1999 por Victor Muller. Em 2009 chegou ao Brasil o Spyker C8 e em 2010 o Aileron, com preços entre R$ 1 100 000 e R$ 1 200 000; a importação dos esportivos cessou em 2011, com o fim da importadora Platinuss.


Nas palavras do fundador e CEO da Spyker, Victor Muller, "Nenhuma das ambições que tínhamos quando fundamos a marca há 15 anos desapareceu por conta do que ocorreu (...) este não é o fim. Nem sequer é o começo do fim. Mas é, talvez, o fim do começo. Vou esforçar-me incansavelmente para ressuscitar a Spyker assim que possível e, supondo que seremos bem sucedidos, alcançar o objetivo de nos fundirmos com um fabricante de aviões elétricos de alto desempenho e desenvolver Spykers elétricos revolucionários com tecnologias sustentáveis. Este é o momento de expressar a minha gratidão aos nossos clientes, revendedores, fornecedores e, claro, nossos funcionários e a diretoria. A lealdade e apoio de todos foi vital para construir a marca ao longo da última década e meia. Eles podem contar conosco e continuar confiando no axioma da marca 'Nulla Tenaci Invia est Via'" (em latim, "para os obstinados, nenhum caminho é intransponível").

Comentários