Nissan no Latin NCAP: órgão avalia March, Versa e Murano


O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP), realizou os testes de auditoria nos Nissan March e Versa, além do Murano, que atualmente não é vendido no Brasil. Os resultados dos testes de auditoria com os compactos mostram que ambos os modelos apresentaram um desempenho inferior em comparação com os testes feitos em 2015, atingindo três estrelas para adultos, no lugar das 4 anteriores.


O Nissan March ganhou quatro estrelas para adultos e uma estrela para crianças, enquanto o Versa obteve, na época, quatro estrelas para adultos e duas estrelas para ocupantes infantis. A Nissan garantiu ao Latin NCAP que as versões desses modelos, fabricados no México, eram as mesmas que as dos modelos fabricados no Brasil. Contudo, o órgão decidiu realizar os testes de auditoria para as versões fabricadas no México e verificou que os dois modelos proporcionam uma proteção menor para o ocupante adulto em relação aos fabricados no Brasil, tendo sido testados sob o mesmo protocolo de avaliação. Portanto, a qualificação de ambos foi reduzida para três estrelas quanto à proteção do ocupante adulto.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, responde sobre os testes de auditoria:
Quais são as principais diferenças no desempenho desses modelos em comparação com os testes apresentados em 2015?
A principal diferença foi no sistema de retenção e nas estruturas; ambas as estruturas foram qualificadas como instáveis, embora tenham sido avaliadas como estáveis nos testes realizados em 2015. Os cintos de segurança, junto com os airbags, ofereceram uma menor proteção, devido a que o peito do motorista recebeu uma qualificação baixa comparada com a proteção marginal e adequada resultante do teste de 2015. Ambos os modelos mostraram um desempenho mais baixo, aproximadamente 30%, em relação ao teste de 2015.

Como a Nissan reagiu?
O Latin NCAP solicitou à Nissan melhorar os testes de auditoria para obter as quatro estrelas alcançadas em 2015. A Nissan comprometeu-se a pesquisar e entender as diferenças entre ambos os veículos, possivelmente para tornar a conquistar as quatro estrelas da proteção do ocupante adulto.



O March e o Versa, fabricados no Brasil, ainda estão sendo produzidos como em 2015?
O Latin NCAP não tem nenhuma evidência de que os carros brasileiros continuem a ser fabricados como em 2015. Esse caso mostrou um pobre controle de qualidade de produção da Nissan e uma profunda falta de conhecimento para entender e resolver esses problemas com antecipação. Levando em conta que a Nissan assinalou em 2015 que os carros mexicanos e brasileiros são os mesmos, é lógico supor que também as versões brasileiras poderiam ter caído em qualidade.



Quem é o responsável? Há alguma forma de evitá-lo?
O acompanhamento para prevenir esse tipo de mudanças na qualidade da produção é responsabilidade do fabricante, mas tem que ser controlado pelos governos que devem aplicar as devidas regulações. O Latin NCAP e o Global NCAP acabaram de demonstrar o enorme interesse que existe em implementar os mínimos padrões de segurança recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito das vidas, das lesões sérias e dos custos sociais que poderiam ser evitados. Essas regulações também proporcionam aos fabricantes um forte âmbito administrativo e um estrito controle da produção. Mais uma vez, instamos todos os governos da região a aplicá-las imediatamente.


Já o Nissan Murano, equipado com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, decepcionou ao receber apenas duas estrelas em relação à proteção de adultos, porém recebeu quatro estrelas para crianças em cadeirinhas infantis.


Fabricado nos Estados Unidos, o Murano ofereceu boa proteção no impacto lateral e no impacto lateral de poste para adultos e crianças. Contudo, o SUV apresentou um baixo desempenho estrutural no teste de colisão frontal, comprometendo a segurança do motorista. O dano na área dos pés e na área do motorista, além do movimento da coluna de direção, explica as possíveis lesões no condutor, culminando na perda de pontuação.


Comentando acerca do último resultado do teste de colisão, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“É surpreendente como um modelo desenvolvido com a última tecnologia, com sete airbags, não possa obter cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto. O Murano é produzido nos Estados Unidos, onde as normas de segurança são elevadas. É surpreendente que esse modelo ofereça boa proteção no teste de colisão de sobreposição “pequeno” e um desempenho fraco no teste de colisão de sobreposição de 40%. O Latin NCAP solicita publicamente à Nissan que melhore esse modelo para ele ganhar cinco estrelas, resolvendo o problema do pobre rendimento estrutural que causou a perda de pontos”.



María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, comentou:
“Encerramos o ano com este resultado surpreendente. Um modelo patrocinado por um fabricante que, devido a seu equipamento, era de se esperar que proporcionasse proteção de cinco estrelas e apenas conseguiu duas para os ocupantes adultos. Esse resultado evidencia que veículos caros que contam com equipamento de segurança não necessariamente oferecem proteção de cinco estrelas. O Latin NCAP impulsiona a Nissan a melhorar esse carro e todos seus outros modelos, proporcionando melhores níveis de proteção para os consumidores da América Latina e do Caribe”.

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