Avaliação do leitor: o teste do Fiat Uno 1.0 Fire Attractive


Texto de Carlos Matos Andrade
Fotos | Júlio Max e Divulgação/Fiat

Olá amigos! Hoje mais uma avaliação e a bola da vez é o Fiat Uno, então vamos a ela.

Dados:

Locadora: Localiza
Modelo: Fiat Uno Attractive 1.0 Evo 2016
KM na retirada: 3.988
KM na devolução: 4.368
Combustível utilizado: Etanol

PONTOS POSITIVOS


O carro tem uma frente bacana e ajeitada e não faz feio, já sua traseira deixo para falar depois, por dentro o carro é bem desenhado o que torna um ambiente aceitável e até melhores que muitos carros por ai dessa categoria. O carro tem espaço legal para cinco pessoas de modo magras ou medianas, para as pernas também espaço legal e porta malas aceitável para sua categoria.


O painel bem desenhado e dando um ambiente rústico e moderno ao mesmo tempo são pontos positivos, bancos com desenhos ergonômicos bons sem incomodar ao dirigir, posição boa com comandos e tudo de fácil acesso, computador de bordo completo e muito fácil e trocas de funções na alavanca de seta. A Fiat sabe como ninguém fazer um bom computador de bordo com tudo que se precisa, fiquei impressionado por isso em um carro dessa categoria.


O câmbio é muito bom, nada de enrosco ou raspar a ré como é comum em seus carros, mas essa coisa de raspar a ré é com vários outros carros de outras marcas por ai.

Dirigir um Uno da uma sensação de que o carro é robusto e alto do solo não fazendo feio, não tive problemas com raspagem de assoalho ou bico no solo.

PONTOS NEGATIVOS


A traseira do carro é horrível e muito mal desenhada para condizer com o resto do carro, ele fica estilo “caixotão” e não agradam muitas pessoas na hora de comprar, a Fiat precisa melhorar isso urgente para colocar ele frente de cara para seus rivais.


O motor é seu ponto fraco e esse tipo de coisa acaba tornando qualquer carro péssimo, em rodovia a 120 km/h reduzia sua velocidade até 80 ou 70 km/h e para retomar e subir rápido para 120 km/h novamente, era necessário reduzir até 3ª marcha ou 2ª marcha para ter um arranque desejável, mesmo assim passei muita raiva com ele.

Seu consumo ficou alto por estar com etanol e o motor ter era para dar uma resposta rápida, imagino com gasolina como seria mais sofrível. O marcador oscilou de 9 a 6 km por litro na cidade e estrada de 7 a 13 km por litro, bebeu muito por essas necessidades de trabalhar com motor em alto giro o tempo todo, com ar condicionado então se fala.


O carro com 4 mil km rodados já apresenta barulhos pelo painel, imagino ele com uns 50 ou 100 mil km rodados como não será uma escola de samba internamente e deixando doido seu dono. Lamentável as montadoras colocarem presilhas ou grampos de má qualidade para prender o painel e forração de portas nos carros “populares”.

VEREDICTO


Não compraria o Uno 1.0 Evo, optaria ainda fazer um teste com versões do Uno de motorização 1.4 para ver seu comportamento, e se tiver um desempenho pífio iria para um de seus rivais. Espero em breve poder testar os novos motores de três cilindros o Firefly, onde só se tem elogios ao desempenho e baixo consumo do Uno.

Agora só para descontração, na próxima vez que for a locadora vou perguntar de ele disponibilizam escadas de teto para Uno como acessórios pagos à parte, talvez ai sim vire um foguete (risos).


Segue abaixo minha lista particular dos carros que mais se destacaram até momento nos testes.

1 – Renault Logan Dynamique 1.6 2017

2 – Ford Ka SE 1.0 2016

3 – Nissan March S 1.0 2016

4 –Fiat Uno Attrative 1.0 Evo 2016

Obs: Sempre lembrando os leitores do site Auto Realidade que não pertenço a nenhuma empresa automotiva, revista do ramo ou muito menos recebo alguma coisa do site aqui para fazer esses posts. Sou apenas usuário casual que aluga vários carros através de locadoras para uso pessoal, como sou apaixonado por carros gosto de avaliar e fazer um relatório sobre como eles são na realidade durente o uso cotidiano.

Julgo os pontos fortes e fracos de forma imparcial e assim as pessoas que buscam informações sobre eles podem conhecer um pouco e ajudar na sua decisão de compra. E agora o site Auto Realidade achou interessante publicar essas minhas avaliações por ter os requisitos acima apresentado onde sou livre para fazer críticas sem problemas algum.

A publicação desde material por parte do site Auto Realidade mostra também que eles são focados a sempre publicar a verdade para seus leitores, pois não recusaram o meu material como outros os fizeram por ai.

Obrigado ao site Auto realidade, toda equipe e especialmente ao editor chefe Júlio Max que aceitou de bate pronto os testes. 




Comentários