Volkswagen I.D. Crozz é a cartada elétrica da marca com estilo SUV-Cupê


Dando continuidade a seu plano de "eletrificação" de sua gama, a Volkswagen apresenta no Salão de Xangai (China) o carro-conceito I.D. Crozz, com comercialização em série prevista para daqui a três anos. O estilo do crossover de 4 lugares mistura a robustez de um utilitário esportivo com caimento de teto suave ao estilo dos cupês - fórmula, aliás, similar ao do Audi e-tron Sportback Concept. O terceiro membro da família I.D. (sigla para "identity" e "iconic design") traz dois motores elétricos que somam 225 kW, permitindo rodar mais de 500 quilômetros e chegar à velocidade máxima de 180 km/h. Em pontos de recarga de 150 kW (DC), 80% da bateria é carregada em 30 minutos.


Baseado na plataforma modular específica para modelos elétricos (MEB), o I.D. Crozz é mais compacto e baixo em relação ao Tiguan Allspace (que deverá ser vendido no Brasil): são 4,62 metros de comprimento, altura de 1,61 m, largura de 1,89 m e distância entre-eixos de 2,77 metros. Para facilitar o acesso à cabine, as portas traseiras são deslizantes (ao estilo das minivans grandes) e não há coluna central. O estilo se vale de linhas horizontais para realçar a impressão de largura, com luzes que interagem com as pessoas do lado de fora quando o carro está em modo autônomo e também permitem distinguir quando o carro está trancado, destravado, no modo de direção manual ou sem intervenção do motorista. Curiosamente, os pneus são pintados para fazer parecer que as rodas são ainda maiores que suas 21 polegadas.




O interior minimalista possui ampla área envidraçada com persiana que abre ou fecha por gestos, com filetes de LED centrais que podem ser vistos do lado de fora. Tal qual os outros modelos I.D., o Crozz conta com condução autônoma, que a Volkswagen pretende viabilizar nos modelos de produção a partir de 2025. O ar-condicionado traz memória para os ocupantes dianteiros e analisa a qualidade do ar externo (um aspecto muito importante na China), sendo capaz também de fazer a umidificação do ar. Em vez da chave, a Volks aposta no User-Id, que permite a cada usuário fazer a configuração de suas preferências ao entrar no carro.

O porta-malas de 515 litros serve também como a caixa de correio: o agente de entregas encontra o carro por GPS e recebe a permissão temporária de abrir a tampa do bagageiro via aplicativo. O usuário é notificado, por app ou e-mail, quando foi realizada uma entrega e também quando o porta-malas foi fechado. Projeções no para-brisa cumprem o papel de quadro de instrumentos e o display central de 5,8 polegadas se complementa ao volante e aos painéis de porta sensíveis ao toque para conectar todos os ocupantes.


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