O Volkswagen up! 2018 de um jeito que você não havia visto...


Destacando a tecnologia empregada na fabricação de seu subcompacto, a Volkswagen apresenta um up! 2018 "pelado", com a estrutura aparente. Produzido em Taubaté (SP) sobre a plataforma PQ12, o up! desnudo funciona normalmente (repare que o bocal de combustível, por exemplo, foi preservado) e tem como base um high up! TSI na cor Prata Sirius. Grosso modo, é um up! cortado, mas com atenção a detalhes como as soleiras, por exemplo, que tiveram que ser unificadas.


O up! brasileiro passa a ter 3,68 metros de comprimento (6,5 centímetros a mais que o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (2 centímetros a mais em relação ao homônimo do Velho Continente, relativos à maior altura da suspensão), além de distância entre-eixos de 2,42 metros. No banco de trás, foi acomodado um manequim tridimensional de 77 quilos, que representa pessoas com até 1,69 metro de altura (metade da população mundial).


O espaço para cabeças na dianteira é de 99,3 cm, com 94,8 cm na parte traseira. Outras alterações relevantes em relação ao up! europeu são as janelas traseiras (abertas por manivela, ao invés de bascularem para fora) e o tanque de combustível no modelo brasileiro com capacidade para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu) e o porta-malas de 285 litros (34 litros a mais que lá fora), e que pode ser ampliado para 976 litros com o rebatimento do banco traseiro. A partir do high up!, vem de série a bandea removível s.a.v.e, que ajuda a esconder objetos debaixo do assoalho em variados níveis.


A carroceria do up! tem 75% de seu peso composto por aços de ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem profunda, além de aços conformados a quente, garantindo bom isolamento de ruídos e, principalmente, segurança em caso de acidentes. A rigidez torcional estática é de 17.800 Nm/°.

No caso de uma colisão frontal, um sensor de impacto – diretamente atrás da grade frontal – ativa os pré-tensionadores, que apertam o cinto de segurança, e os limitadores de força nos cintos reduzem as cargas no peito dos ocupantes. Também são de série: fixações ISOFIX e top-tether para cadeirinhas infantis, indicador visual e luminoso do não-uso do cinto de segurança, airbags frontais e apoios de cabeça traseiros ajustáveis (dois no take up!, 3 nas demais versões).

Outros itens do up! são a direção eletromecânica progressiva (de série a partir do move up! e opcional para o take up!, com 2,9 voltas de batente a batente e raio de giro de 9,9 metros, que proporciona redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com a direção hidráulica e traz ajuste de altura da coluna de direção; freios a disco ventilado na dianteira (de 256 mm de diâmetro na versão TSI e 236 mm no MPI) que se somam aos freios traseiros a tambor com 200 mm de diâmetro; ABS, EBD e ESS (em frenagens acentuadas, aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz; com o carro parado, as luzes de freio param de piscar e são acionadas as luzes de pisca-alerta), Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor, e o Controle do Momento de Giro, que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito, ambos integrados ao controle de tração M-ABS, somente na versão TSI.

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