Chevrolet S10 Flex agora traz câmbio automático em 2 versões



Finalmente a Chevrolet S10 equipada com o motor 2.5 SIDI Flex (gasolina e etanol, com injeção direta de combustível) passa a contar com opção de câmbio automático, que será disponibilizado nas versões LT e LTZ, com tração traseira ou 4x4. A picape, que foi a primeira a ter motor Flexpower no segmento (há exatos dez anos), passa a combinar o motor de 197/206 cavalos a 6000 rpm e 26,3/27,3 kgfm de torque a 4400 rpm ao câmbio de 6 marchas com trocas sequenciais na alavanca.


Pelos resultados do Inmetro, a S10 Flex automática chega com classificação A na categoria quando o assunto é consumo de combustível. A versão 4x2 roda, com gasolina, 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade. Com etanol os resultados são de 6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente. Mesmo com estes resultados, isso representa uma vantagem de até 1,3 km/l em relação à principal rival, a Toyota Hilux Flex.


Outro destaque é o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos. Com mais de 50% de participação atual de mercado entre as picapes com motor flex, a Chevrolet S10, nestes 10 anos, soma aproximadamente 200 mil unidades emplacadas.



A transmissão automática está disponível inicialmente apenas nas configurações LT e LTZ. Esta última traz, entre outros itens, direção elétrica progressiva com ajuste de altura, alerta de colisão à frente, alerta de saída de faixa, assistente de partida em ladeiras, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, pacote OnStar Exclusive com serviço de concierge e central multimídia MyLink com tela touchscreen de 8 polegadas, espelhamento de celulares compatíveis com Android Auto e Apple Car Play, além de Bluetooth e entradas USB e auxiliar.


A possibilidade de partida remota do motor pela chave é novidade na versão automática, uma herança dos modelos a diesel mais completos. Assim, a cabine é climatizada antes dos ocupantes entrarem na picape.


Outra mudança que estreia com a linha Flex 2018 é a adoção do padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. O logotipo “S10” aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa da caçamba. No lado direito fica a identificação da versão (LT ou LTZ).

Foi feito um extenso trabalho de calibração tanto no propulsor quanto na transmissão, que usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle da transmissão, que, no caso da S10, fica embutido, proporcionando maior robustez por evitar que componentes fiquem expostos a sujeira e impactos. Outra alteração promovida na transmissão foi o alongamento da relação do diferencial para tentar conter o consumo e reduzir as rotações do motor.

O câmbio automático da S10 Flex possui o recurso Clutch to Clutch, parecido com um câmbio automatizado de dupla embreagem em sua velocidade de trocas de marcha. Outra tecnologia aplicada é o Electronic Capacity Clutch Control, onde uma embreagem dentro do conversor de torque eleva a capacidade de acoplamento do conjunto e, consequentemente, a transferência de força do motor para as rodas. Completando o conjunto, o mapa de aceleração foi herdado de sua meia-irmã norte-americana Chevrolet Colorado.


Os coxins da S10 Flex tiveram sua rigidez alterada para que o nível de vibração seja suavizado. A picape começa a chegar às concessionárias ainda neste mês de abril. Veja os preços:

S10 2.5 Flex AT LT 4x2: R$ 107.990
S10 2.5 Flex AT LT 4x4: R$ 116.990
S10 2.5 Flex AT LTZ 4x2: R$ 122.990
S10 2.5 Flex AT LTZ 4x4: R$ 129.990


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