Destaques do Auto REALIDADE

terça-feira, 25 de abril de 2017

Ford Ka chega a 1 milhão de unidades produzidas aos 20 anos


Após 20 anos de história e em três gerações, o Ford Ka alcança a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Hoje o modelo é produzido em Camaçari, na Bahia, também é exportado para países da América do Sul e está presente na Índia, México e Europa.


Nascido em 1996 como subcompacto na Europa para atrair um público jovem, com formas ovais, se transformou em 2008 um compacto com mais praticidade, tornando-se a partir de 2014 um compacto baseado na plataforma do Fiesta. A primeira geração do Ka, lançada no Brasil em 1997, representou o primeiro passo da renovação da marca no País após o período Autolatina, tanto no aspecto industrial como de imagem de mercado. Para produzi-lo, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, passou por uma modernização da linha de montagem.

Primeiro subcompacto brasileiro (descontando-se carros fora-de-série), também foi o veículo que estreou o estilo “New Edge” da Ford, com formas arrendondadas inovadoras, faróis triangulares e quinas fortes. Seu nome significa, em egípcio, “espírito que anima todos os seres vivos”. Inicialmente, teve os motores 1.0, de 51 cavalos, e 1.3, de 60 cv.

Em 1999, a linha ganhou o motor Zetec RoCam de 65 cavalos, também adotado no Fiesta. Em 2001 o hatch passou por uma reestilização local, para-choques com linhas mais retas, grade redesenhada, nova tampa do porta-malas e lanternas verticais (semelhantes ao rival Celta).

A remodelação para 2008 foi mais abrangente: usando a estrutura do modelo anterior (portas e para-brisa se mantinham), a carroceria foi ampliada para acomodar cinco passageiros (antes levava só 4 pessoas), mantendo a configuração de duas portas. Junto com os motores RoCam Flex 1.0 e 1.6, introduziu novos itens de série, como alarme volumétrico, controle remoto das portas e do porta-malas e travamento automático das portas a 15 km/h. Na linha 2012, passou por uma leve reestilização no para-choque dianteiro, enquanto as lanternas ficaram transparentes.


A terceira geração, desenvolvida no Brasil, chegou em 2014. Com carrocerias hatch e sedan de quatro portas, conta com os motores 1.0 TiVCT de três cilindros, com 85 cv, e o Sigma 1.5 de 110 cv. De série, todas as versões trazem direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto e som com comandos de voz e Bluetooth. Nos modelos mais completos, há controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeira e sistema SYNC com assistência de emergência e AppLink para aplicativos de celular.


A primeira geração do Ka, mesmo sem ter sofrido mudanças radicais, teve vários modelos especiais, como o Ka XR 1.6, esportivo completo, o Ka Black - edição limitada de luxo que incluía bancos de couro - o Ka Action 1.6 e o Ka MP3, com ênfase na então recente tecnologia de som. O Ka Camaleão, inspirado no carnaval, foi outra edição limitada.

Em 2008, na segunda geração, trouxe a série Tecno com aparelho de som MyConnection e rodas de 14 polegadas. Logo depois, veio a versão ST, com pacote de itens esportivos. Em 2010, foram lançados os pacotes Trail, com acessórios de apelo aventureiro, e ST, mais urbana. Em 2011, chegou a versão Sport, única com motor 1.6, com faixas ao estilo "quero ser Mustang" e acabamento diferenciado.

Linha do tempo

1996 – A Ford inaugura na fábrica de São Bernardo do Campo, SP a linha de montagem modernizada para produção da primeira geração do Ka.

1997 – Início de venda da linha no Brasil.

2000 – Introdução do motor 1.0 Zetec RoCam, de 65 cv.

2001 – Lançamento linha 2002 com a versão esportiva Ka XR, com motor Zetec RoCam 1.6, e a edição limitada Ka Black.


2002 – Lançamento da linha 2003, com a versão de entrada Ka One e a esportiva Ka Action 1.6.

2003 – A linha comemora 200.000 unidades vendidas e renova o estilo com mudanças na grade dianteira e console central.


2005 – Lançamento das séries especiais Ka MP3, com CD Player MP3, e Ka Camaleão.

2008 – Lançamento da segunda geração no Brasil, modelo 2009, com nova carroceria, espaço para cinco passageiros e motores RoCam Flex 1.0 e 1.6 Flex. Em agosto, foi completada com a versão Tecno, com aparelho de som My Connection.

2009 – Lançamento da versão ST, com pacote de itens esportivos.

2010 – A linha comemora a venda de 500 mil unidades no Brasil e lança os kits Trail, com acessórios de estilo aventureiro, e ST, de estilo urbano.


2011 – Lançamento do Ka 2012 com estilo renovado e grade dianteira trapezoidal, além da versão Sport 1.6 e dos kits Storm e ST. A linha atinge a produção de 750 mil unidades.

2012 – Produção atinge 850 mil unidades no Brasil.

2013 – A linha passa a oferecer novas opções de cores, com a tecnologia de pintura de alto teor de sólidos.

2014 – Lançamento da terceira geração, com projeto global desenvolvido no Brasil, novos motores 1.0 TiVCT de três cilindros e Sigma 1.5.

2016 – O novo Ka começa a ser exportado para a Argentina.

2017 – Lançamento da versão aventureira-urbana Ka Trail e comemoração de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).

Curta a página do Auto REALIDADE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...