Honda Civic Type R quebra recorde de volta em Nürburgring



Revelado durante o Salão de Genebra de 2017, o Honda Civic Type R estabeleceu o recorde de volta para carros de produção em série com tração dianteira no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. No dia 3 de abril de 2017, um modelo de pré-produção completou uma volta em pista seca em 7 minutos e 43,8 segundos - melhoria de cerca de sete segundos em comparação com a geração anterior.


O novo Civic Type R é baseado na carroceria hatchback da décima geração do modelo, que passou a ser fabricada no Brasil em 2016 na carroceria sedan. O modelo esportivo traz motor 2.0 VTEC Turbo de 320 cavalos e 40,8 kgfm de torque. As relações de marcha no câmbio manual de 6 velocidades estão mais curtas, enquanto o conjunto de spoilers, para-choques e aerofólio traseiro entrega mais estabilidade em alta velocidade.


A carroceria do novo Civic Type R é 16 quilos mais leve que a do modelo anterior, com rigidez torcional 38% superior, melhorando a resposta de direção e a estabilidade em curvas. A nova suspensão traseira multilink aprimorou a estabilidade em frenagens e reduziu a rolagem da carroceria, permitindo frenagens mais próximas das curvas. Por exemplo, os pilotos normalmente entram na curva após a Metzgesfeld em velocidades de cerca de 150 km/h. Mesmo nesta curva de média velocidade, o Type R consegue estar cerca de 10 km/h mais rápido.


O carro de desenvolvimento usado durante o tempo de volta representa praticamente a especificação do modelo que será vendido na Europa; contudo, um santoantônio flutuante foi instalado por razões de segurança, ainda que a Honda assegura que sua presença não proporcione nenhum tipo de rigidez torcional adicional para a carroceria. O peso extra da gaiola foi compensada com a remoção temporária do sistema multimídia e dos bancos traseiros. O carro usado trazia pneus radiais homologados para rua, mas com acerto para pista de corrida.


A produção do novo Civic Type R irá começar no início do segundo semestre no Reino Unido, em Swindon, e o modelo será exportado para toda Europa, e outros mercados ao redor do mundo, incluindo Japão e Estados Unidos. A chegada na América do Norte marca a primeira vez em que, oficialmente, um Honda Type R é vendido nos EUA.


Comentários