Toyota FT-4X: visual retrô e muita praticidade


Pensado para a geração mais recente de consumidores automotivos e com design que homenageia o passado, o Toyota FT-4X (sigla para Future Toyota - Four Wheel Drive Crossover) é apresentado no Salão de Nova York como uma proposta de utilitário diferenciada em relação ao C-HR, que é o rival do Honda HR-V. O estilo quadradão lembra um pouco o velho Bandeirante, mas não deixa de incorporar elementos atuais da filosofia de estilo da Toyota, como os "X" vistos no para-choque dianteiro e nas laterais.


Baseado sobre a plataforma modular TNGA, o FT-4X possui 4,25 metros de comprimento, 1,62 m de altura, 1,82 metro de largura e distância entre-eixos de 2,64 metros. As rodas são de 18 polegadas com pneus 225/55 Goodyear All-season. Na traseira, as duas portas podem ser abertas unidas para cima, como em um hatch, ou separadamente para lados opostos, ao estilo de um furgão. Basta girar a maçaneta externa para escolher o modo de abertura.

O interior tem estilo despojado e prima pela versatilidade, com várias áreas para guardar objetos. Os espaços pintados de laranja são porta-objetos abertos (como os espaços nas portas e painel), e os azuis, porta-objetos fechados. Atrás dos bancos frontais há uma área impermeável (possibilitando acomodar objetos molhados), e entre os bancos há um saco de dormir da The North Face que funciona como apoio de braço e esconde um grande porta-objetos.

Em complemento ao velocímetro digital, o smartphone traz informações de GPS e instrumentação off-road. As maçanetas internas servem também como garrafas de água, e a parte traseira traz dois compartimentos, para levar bebidas e alimentos quentes ou frios separadamente.


E quanto à mecânica do conceito? A Toyota afirma apenas que se trata de um motor de 4 cilindros de pequena litragem, com tração nas quatro rodas com reduzida e suspensão do tipo MacPherson na dianteira e double-wishbone na traseira.


Comentários