Os detalhes da Chevrolet Spin LTZ 2019 com câmbio automático

Com 354 cavalos, Audi SQ5 começa a ser vendido no Brasil


A Audi apresenta no Brasil o novo SQ5, versão mais esportiva do SUV de médio porte da marca e que traz motor 3.0 TFSI V6 (turbinado e com injeção direta de combustível), com potência de 354 cavalos e 50,9 kgfm de torque entre 1370 rpm e 4500 rpm. O SQ5 acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.



O motor adota um novo processo de combustão, baseado no chamado Ciclo B (evolução do ciclo Miller), já utilizado nos motores 2.0 TFSI, e possível graças às características de funcionamento do Audi Valvelift System para otimizar a combustão, em conjunto com os novos injetores de combustível de alta pressão, agora localizados no centro da câmera de combustão. O turbo compressor, que substitui o compressor mecânico do motor anterior, opera de acordo com o princípio twin-scroll (dutos de alimentação de gases de escape duplos). 


Os coletores de escape das duas bancadas de cilindros estão ligados diretamente na carcaça do turbo compressor, que fica localizado no centro do V formado pelos cilindros do motor. Além disso, o bloco do motor e os cabeçotes possuem circuitos de arrefecimento separados. O câmbio é o automático Tiptronic de oito marchas com modo Sport. Quando o seletor de modos de condução Audi drive select está em Auto, Efficiency ou Comfort, o câmbio alterna para o modo roda livre no momento em que o motorista tira o pé do acelerador suavemente em velocidades entre 55 km/h a 160 km/h.


A tração é integral e permanente quattro. Durante a condução normal, ela distribui a força do motor com uma ligeira predominância para o eixo traseiro. Quando necessário, o torque é enviado para o eixo que exige maior tração. E em curvas, as rodas internas, são levemente freadas. A suspensão multilink de cinco braços na dianteira e na traseira traz amortecedores com CDC (Continuos Damping Control - controle de amortecimento contínuo).

O novo SQ5 traz também o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que inclui o traffic jam assist, que assume a direção do veículo em congestionamentos, a até 65 km/h. Já o active lane assist ajuda a manter o carro na faixa, enquanto o park assist realiza manobras automáticas de estacionamento. Entre os opcionais, o SQ5 traz o assistente de tráfego reverso, exit warning e câmeras de visão em 360 graus.


O SQ5 tem 4,67 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,63 metro de altura. A distância entre-eixos é de 2,82 m. O SUV tem peso em ordem de marcha de 1945 quilos e se destaca visualmente pelos para-choques de estilo mais esportivo e entradas de ar com contornos fortes específicas da linha S. Outra característica da linha esportiva é a grade dianteira com lâminas duplas de alumínio. O SQ5 também traz iluminação Full LED com luzes de seta dinâmicas. Nas laterais, destaque para os retrovisores com capa de alumínio; na traseira, o modelo traz um difusor de alumínio.


O interior com tons escuros traz costuras contrastantes no couro do volante e bancos esportivos revestidos de Alcantara e couro. O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e o carro pode opcionalmente receber revestimentos nas cores cinza ou preta. As borboletas para trocas de marchas junto ao volante também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio de pé são de aço inoxidável.

O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de encosto e a capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode chegar a 1550 litros com o assento rebatido.


No Brasil, o SQ5 traz rodas de liga leve de 20 polegadas, seletor Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de Alcantara, quadro de instrumentos digital configurável Audi virtual cockpit, controlador automático de velocidade adaptativo com traffic jam assist, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold (mantém o carro freado em paradas, sem necessidade de pisar no pedal do freio), Parking assist, câmera de ré, chave presencial com partida por botão, Audi lane assist, ajuste de direção elétrico e sistema de som da Bang&Olufsen com Audi smartphone interface, rádio MMI plus com GPS, Audi connect e Bluetooth.

Preço do SQ5: R$ 397.990

Opcionais: 
Pintura metálica/perolizada: R$ 2.000
Audi Side Assist com Câmera 360°: R$ 12.000

Comentários