O Del Rey foi um modelo que ainda hoje é lembrado quando o assunto são os carros da Ford do passado, focados em oferecer conforto ao dirigir e bom acabamento interno. Lançado em 1981, o sedã de porte médio substituiu indiretamente o Galaxie Landau, bem maior, e era estruturalmente baseado no Corcel II.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA4fyuq3LB3VMj0b5zdLMvrM-vz00R8uAntD5kWIcXryEjS880z8RJI_QhHgryqyMRfi0f2S_bQFVT5hrfSpwVqp58yQ6reWkY4a_eOv7PCXRkRVdUlBysHifaXujxe2Q7GckWIbdK5UY/s640/DelRey-1.jpg)
O design do Del Rey foi marcado pela carroceria de linhas retas, com três volumes bem definidos e versões de duas e quatro portas desde o lançamento. Ele era equipado com o motor 1.6 do Corcel, de 69 cavalos, que oferecia economia de combustível em detrimento do desempenho.
Entre outros equipamentos, trazia trava de segurança para crianças nas portas traseiras, vidros elétricos e cintos de segurança retráteis, considerados novidades na época. Mas o item mais marcante do Del Rey era o console no teto, com luzes de leitura e relógio digital com iluminação azul. A versão mais completa do sedã, chamada Ouro, oferecia ainda bancos de veludo, retrovisores com comando interno, rodas de liga leve e faróis de neblina.
A suspensão firme e silenciosa era outro atributo elogiado do veículo. Em 1983, o Del Rey ganhou a opção do câmbio automático e no ano seguinte incorporou o motor CHT então utilizado no Escort, que tornou o seu desempenho mais ágil. A linha foi reestilizada em 1985, trazendo as versões GL, GLX e Ghia, e no ano seguinte passou a oferecer direção hidráulica de série. Em 1989, introduziu o motor 1.8 AP, um dos reflexos da união da Ford com a Volkswagen na Autolatina, firmada dois anos antes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSkIBZvgyERs0yPJjdKpn_0UsXdZoEqyNIldSTvywet_4RaC3Ddxxl2AkUa206EO0K59SzUS8V6drbzggEPYrygJTO2DTZaKNSPURTj8Lnm2B6qTX0JSGp8lW1eBniPVgRNBx81Z0vYqM/s640/DelRey-2.JPG)
Junto com Monza e Santana, o Del Rey foi, no Brasil, um dos representantes do segmento de carros médios de luxo. Em seus 10 anos no mercado, o Del Rey vendeu cerca de 350 mil unidades e representou com brilho os valores da marca. Em 1991, foi substituído pelo Versailles, que era um Santana com roupagem Ford.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWB8m7_XDeyfmFIvSsA6okZs-ux_zFY2fa5oitfBMg2Qf9rWCSb7ONrmN_2JRJKokZNBKWxdz_6Lq0uXQRLTDwthP4NP_ipOK2PcxkaLK4skHRJa-4IYhyphenhyphenp1TyweTL-FhNt2xxCty8A6Y/s640/Del+Rey+2.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWB8m7_XDeyfmFIvSsA6okZs-ux_zFY2fa5oitfBMg2Qf9rWCSb7ONrmN_2JRJKokZNBKWxdz_6Lq0uXQRLTDwthP4NP_ipOK2PcxkaLK4skHRJa-4IYhyphenhyphenp1TyweTL-FhNt2xxCty8A6Y/s640/Del+Rey+2.jpeg)
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).