Linha 2018 da Ford F-150 passa a contar com motor 3.0 V6 Diesel nos EUA


A Ford apresentou nos Estados Unidos o novo motor diesel V6 que vai equipar a linha 2018 da picape F-150, que rende mais de 250 cavalos e 60 kgfm de torque, além de proporcionar consumo estimado de 12,75 km/l. Com o novo propulsor, a F-150 também deverá ter a maior capacidade de carga útil (916 quilos) e reboque (5170 kg) do segmento. Agora, são seis opções de motores para a picape no mercado norte-americano.


O 3.0 V6 usa a mesma tecnologia do motor 6.7 que equipa a linha de picapes F Super Duty para serviço pesado. Ele atinge o torque máximo a 1750 rpm e tem uma entrega contínua de força em amplas faixas de rotação. Outras características deste motor são: bloco de ferro grafite compactado, turbo de geometria variável de alta eficiência e injeção de combustível de alta pressão.


A carroceria de liga de alumínio de alta resistência introduzida em 2015 permitiu reduzir em mais de 300 quilos o peso do veículo em relação à antiga geração. Outra novidade do motor 3.0 V6 é a substituição da ventoinha elétrica de arrefecimento do motor por um sistema mecânico de embreagem viscosa, junto com um sistema ativo de abertura e fechamento da grade do radiador.


Em condições moderadas de direção e reboque, a ventoinha é desacoplada e as aletas do radiador são fechadas para melhorar a eficiência aerodinâmica. O novo propulsor está aliado ao câmbio automático SelectShift de 10 marchas. calibrado para otimizar a sua curva de torque. A picape traz também Auto Start-Stop de série, desligando o motor em paradas para reduzir o consumo de combustível.


Comentários