Nissan mostra tecnologia de controle de carro através da mente e Leaf na CES



A Nissan apresenta no CES (Customer Eletronics Show) o resultado de pesquisas que permitirão que automóveis interpretem sinais emitidos pelo cérebro dos motoristas. A tecnologia batizada de Brain-to-Vehicle (B2V) promete acelerar o tempo de reação para os motoristas e fará com que os carros se adaptem continuamente para tornar a experiência de dirigir mais agradável e segura.



O motorista usa um dispositivo capaz de captar sua atividade cerebral, que depois é analisada pelos sistemas autônomos. Ao antecipar o movimento pretendido, o sistema pode gerar ações – como girar o volante ou reduzir a velocidade – em 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o motorista, de modo imperceptível.


A feira focada em inovação acontece em Las Vegas de 9 a 12 de janeiro, no estande 5431 do Las Vegas Convention Center's North Hall. Esta tecnologia é fruto de pesquisas que visam usar a técnica de decodificação cerebral para prever as ações dos motoristas e detectar desconfortos:


Previsão: Ao captar sinais de que o cérebro do motorista está prestes a iniciar um movimento – como girar o volante ou pisar no acelerador – a tecnologia de assistência ao motorista pode começar a ação mais rapidamente. Isso pode reduzir o tempo de reação e melhorar a direção manual.


Detecção: Ao detectar e avaliar qualquer desconforto do motorista, a inteligência artificial pode alterar a configuração ou o estilo de dirigir quando estiver no modo autônomo.


Simultaneamente, a Nissan anuncia a marca de 300 mil unidades do Leaf comercializadas em todo o mundo, desde seu lançamento em 2010. Trata-se do primeiro automóvel 100% elétrico produzido em massa, e que acaba de ganhar sua segunda geração, apresentada primeiramente no Salão do Automóvel de Tóquio, em setembro de 2017, e já disponível nos Estados Unidos. Entre as inovações estão o ProPILOT – modo de condução autônoma do momento em que o motorista seleciona o destino pelo sistema de navegação até a chegada – e o e-Pedal, que permite ao motorista dar a partida, acelerar, desacelerar e parar, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. A Nissan também exibe o carro-conceito IDx no evento.

Comentários