Nissan Xmotion Concept é o grande destaque da marca em Detroit


A Nissan revelou no Salão de Detroit uma nova proposta de SUV com lugar para 6 pessoas. Seu nome é Xmotion, porém se pronuncia "cross motion", e seu design é tão rebuscado que a marca fez um trocadilho: não seria um utilitário esportivo, e sim esculpido, trazendo uma evolução na linguagem visual da marca japonesa. Na frente é possível ver a evolução da grade V-motion, além dos faróis delgados e côncavos, que se integram visualmente a aberturas laterais.





Com 4,59 metros de comprimento, 1,94 m de largura, altura de 1,70 metro e distância entre-eixos de 2,78 metros, o Xmotion traz tração nas quatro rodas e rodas de 21 polegadas, com raios que ultrapassam as bordas dos pneus, do tipo todo-terreno. Outros itens do design externo incluem um bagageiro retrátil no teto e lanternas inspiradas na arte japonesa de trabalho em madeira.



No Xmotion Concept são três fileiras de bancos do tipo 4+2, com espaço para quatro adultos nos assentos das duas primeiras fileiras, e mais duas crianças ou animais de estimação na última fileira. Para facilitar o acesso à cabine, as portas são amplas e se abrem em sentidos opostos, sem a intrusão de um pilar de sustentação entre elas.



O interior lembra uma paisagem japonesa, prestando uma homenagem às raízes da marca. O assoalho apresenta a imagem de um rio, e o console central, por sua vez, lembra uma ponte de madeira e foi concebido por meio da técnica tradicional de arquitetura japonesa conhecida como kanawa tsugi, tipo de carpintaria utilizada na construção de templos e santuários religiosos.


Já o design do painel é uma interpretação moderna da técnica tradicional de trabalho em madeira chamada de kigumi. São, no total, sete displays digitais. Além das três telas principais ao centro, displays localizados à esquerda e à direita complementam as informações. Também foi instalado um "espelho digital" no teto e um display no console central. Todo o sistema multimídia pode ser controlados por gestos e movimentos oculares. Os controles intuitivos e por comando de voz permite mque o condutor se concentre apenas ao volante.


Comentários