Evento Nissan Futures em SP confirma: elétrico Leaf será vendido no Brasil em 2019


Durante o evento Nissan Futures, que ocorre hoje (9 de março) em São Paulo, a marca japonesa anuncia o lançamento do hatch elétrico Leaf em oito mercados da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico durante o próximo ano fiscal, ou seja, a partir do segundo trimestre de 2019. Os mercados de Peru e Panamá também estão sendo avaliados para lançamento posterior.



A chegada do novo Nissan Leaf à América Latina faz parte do compromisso da marca japonesa de trazer veículos elétricos para mais mercados em todo o mundo sob seu plano de negócios global, o “Nissan M.O.V.E. to 2022”. A atual geração foi revelada no Japão em setembro de 2017 e estará disponível em mais de 60 mercados. Foram mais de 300 mil unidades do modelo comercializadas desde seu lançamento em 2010.


Um dos destaques do novo modelo é o e-Pedal, recurso que permite dirigir com um só pedal - no caso, o acelerador.


De acordo com um estudo encomendado pela Nissan na América Latina, oito em cada 10 pessoas estão abertas a comprar um veículo elétrico. Porém, enquanto 80% dos latino-americanos já ouviram falar de carros movidos a bateria, apenas um em cada 10 andou em um desses veículos.

Foram consultadas 5700 pessoas em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Veja outros resultados da pesquisa:
  • 80% dos entrevistados estariam dispostos a comprar um veículo elétrico, uma vez que o consideram uma solução que contribui para a redução da poluição ambiental.
  • 73% pensam que abastecer um veículo elétrico é mais barato custo do que os movidos a combustíveis fósseis.
  • Embora haja uma clara abertura para adquirir e aprender mais sobre veículos elétricos, foram identificadas algumas barreiras, que os entrevistados expressam como as principais preocupações relacionadas à aquisição de um veículo elétrico, tais como:
  • 75% consideram que pode ser complicado encontrar um ponto de recarga.
  • 60% preocupam-se com o fato de que a carga disponível neste tipo de veículo pode não ser suficiente para completar os deslocamentos diários.
  • Para 63% deles, a preocupação é que o tempo de carregamento da bateria seja muito demorado.


A Nissan também realizou uma pesquisa acerca da opinião das pessoas sobre veículos com tecnologia de condução autônoma:


  • Apenas 35% das pessoas consultadas ouviram falar de veículos autônomos; no entanto, 69% disseram, após explicação da tecnologia, que estariam dispostos a usar um veículo autônomo.
  • Mais da metade, 54%, expressou opinião positiva sobre veículos autônomos; principalmente sobre como isso pode ajudar a melhorar a mobilidade e a segurança nas ruas das cidades latino-americanas.
  • 58% dos entrevistados consideram que os veículos autônomos iriam melhorar a mobilidade em suas cidades e 6 em cada 10 consideram que suas viagens seriam muito mais confortáveis com este tipo de veículo.
  • É importante ressaltar que 70% consideram que a ocorrência de acidentes poderia diminuir com o uso de veículos autônomos e 72% disseram que, em caso de ocorrência, seria menos grave.
  • 64% das pessoas consultadas estariam dispostas a comprar um veículo autônomo se o custo fosse semelhante ao de um veículo normal.

Comentários