Detalhes do Renault Captur 1.6 Life automático, para o público PCD

Volkswagen Passat 2018 ganha equipamentos (e fica mais barato)


O Volkswagen Passat chega ao Brasil em sua linha 2018 com alterações em sua estrutura de oferta, adição de equipamentos e reposicionamento de preço. Agora, o sedan grande só será vendido na versão Highline, com preço de R$ 164.620 – redução de mais de R$ 13.000 em relação ao anterior. Fabricado em Emden (Alemanha), o Passat 2018 conta com oito opções de cores para a carroceria: Azul Harvard, Azul Atlantic, Cinza Manganês, Marrom Oak, Prata Sargas e Vermelho Crimson (metálicas), Branco Puro (sólida) e Preto Mystic (perolizada). O único opcional disponível é o teto solar panorâmico, por R$ 5370. O sedan, como todo VW, tem três anos de garantia.

O Passat passa a trazer de série itens que eram opcionais, como o quadro de instrumentos digital configurável Active Info Display, seletor do perfil de condução (com cinco modos: Comfort, Normal, Eco, Individual e Sport) com controle adaptativo da suspensão (DCC), controlador adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal, além da terceira geração do sistema multimídia Discover Pro, com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas e controle por meio de gestos.


Com 1,2 polegadas a mais que a tela do sistema multimídia anterior, não há botões físicos: toca-se na superfície à esquerda da tela para acessar funcionalidades. O controle por gestos (movendo-se a mão para o lado) alterna entre informações do sistema, estações de rádio, músicas para reprodução, álbuns, fotos e pelas páginas do menu de funções. Há também espelhamento de tela de smartphones por meio do App-Connect (que interage com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto/Google), comando de voz e GPS com atualização periódica gratuita de mapas. O sistema multimídia também é equipado com leitor de DVD, HD interno de com 60 GigaBytes de capacidade, entradas auxiliar e duas para cartões SD.


Já o quadro de instrumentos digital possui tela de 12,3 polegadas com resolução de 1440 x 540 pixels, visualização do GPS em 2D ou 3D e dois modos de visualização: clássico (velocímetro e conta-giros com dimensões normais) ou priorizando espaço para as informações que aparecem ao centro. As informações sobre as funções de condução, de GPS e de assistência ao motorista podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros.


O Passat conta também com abertura do porta-malas por sensor sob o para-choque traseiro e fechamento por comando elétrico, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e apoio lombar com massageador para o motorista (que conta com três posições de memória e função ‘easy-entry’, que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original), seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), ar-condicionado com três zonas (para motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás), iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, chave presencial com partida do motor por botão, porta-luvas refrigerado, apoio de braços na dianteira com porta-objetos, câmera de ré, freio de estacionamento elétrico, detector de fadiga, retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista e sistema start-stop, que desliga e religa automaticamente o motor em paradas, para a redução do consumo de combustível.


O volante inclui as aletas para troca sequencial de marchas e tem com revestimento de couro e comandos do som, computador de bordo e controlador automático de velocidade. Os bancos são revestidos em couro Nappa. As rodas de liga leve de 18 polegadas têm desenho Dartford, com pneus autosselantes nas medidas 235/45.

O Passat traz o motor 2.0 TSI com potência de 220 cavalos (de 4500 a 6200 rpm) e 35,7 kgfm de torque (entre 1500 e 4400 rpm), combinando turbocompressor e injeção dupla (combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão), aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, de 6 marchas. Assim, o sedan acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 246 km/h.


Comentários