Quarta edição da “Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” inicia na Bahia


Após percorrer os Estados de Minas Gerais, Piauí e Mato Grosso, a Expedição Nissan: À procura do início do Brasil dá a largada para a sua quarta (e última) etapa. Os aventureiros – jornalistas, convidados e pesquisadores – percorrerão o interior da Bahia para conhecer as origens do País por meio dos vestígios rupestres. Uma frota de 15 picapes Nissan Frontier passará por locais que guardam registros da presença de nossos ancestrais, datados de milhares de anos. O comboio é formado por unidades das duas versões da Frontier vendidas atualmente no mercado brasileiro: a topo de linha LE e a versão intermediária SE, lançada em novembro.



A Expedição Nissan: À procura do início do Brasil escolheu a Bahia por conta do rico acervo arqueológico do estado, especialmente na região do município de Morro Chapéu, que conta com dezenas de sítios arqueológicos com pinturas em grutas e paredes. A arte rupestre na Bahia – que tem mais de 100 sítios catalogados – é reconhecida como memorial de mitos, rituais, assinaturas pessoais, marcas étnicas ou simples representações de atividades lúdicas. O tipo de desenho, as técnicas de aplicação e a composição do pigmento apontam para a passagem de diferentes grupos humanos, que viveram na região da Chapada Diamantina em períodos distintos.


A expedição segue o compromisso estabelecido pela marca de estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e, assim, une os produtos da marca com ações que contribuam com a cultura e a pesquisa científica ao divulgar o rico acervo de pinturas rupestres do Brasil, que muitas vezes é mais conhecido e admirado por estrangeiros do que pelos brasileiros.

Em 2014, a Nissan inaugurou seu Complexo Industrial brasileiro, em Resende (RJ) e, desde então, se integra cada vez mais a sociedade e apoia o desenvolvimento social e cultural do país. A empresa japonesa acredita que existem pontos importantes da história do Brasil, e o trabalho de muitos brasileiros, que são pouco conhecidos da população. Por isso, decidiu iniciar expedições temáticas para levar convidados e jornalistas para ver de perto toda a riqueza da história do país e ajudar a divulgá-la, apoiando a cultura.

Comentários