Audi Q4 e-tron concept antecipa o próximo SUV elétrico da marca



Há exatamente um ano, o Audi e-tron estreou camuflado no Salão do Genebra, e meses depois foi revelado e passou a ser produzido em série. A marca agora antecipa outro SUV totalmente elétrico: o Q4 e-tron concept, modelo de quatro portas com 4,59 metros de comprimento - maior, portanto, que o novo Q3 (4,48 m) e um pouco menor que o Q5 (4,66 m).




Dois motores elétricos geram 225 kW de potência (o equivalente a 306 cavalos) e a tração é integral permanente quattro. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é eletronicamente limitada a 180 km/h. Uma bateria com capacidade de 82 kW/hora ocupa quase todo o espaço da parte inferior da carroceria, entre os eixos, pesando 510 quilos e contribuindo para a distribuição de peso em praticamente 50:50 por eixo. Ela garante uma autonomia de cerca de 450 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP.



O conceito Q4 e-tron utiliza a plataforma modular MEB que será comum aos veículos elétricos do Grupo Volkswagen no futuro, da categoria compacta até a média-grande. O Q4 será o quinto veículo elétrico de produção em série que o fabricante apresentará até o fim de 2020. As vendas do Audi e-tron - o primeiro destes veículos - já começaram e as primeiras unidades serão entregue aos clientes antes do final de março de 2019. Ainda este ano, o Audi e-tron Sportback será apresentado e o Audi Q2L e-tron, que foi projetado especificamente para o mercado chinês, sairá da linha de montagem. A apresentação da versão de produção do cupê de quatro portas de alta performance, o Audi e-tron GT, quarto veículo elétrico que está sendo desenvolvido na divisão esportiva Audi Sport GmbH, está prevista para o segundo semestre de 2020.


Com 1,90 metro de largura, 1,61 m de altura e distância entre-eixos de 2,77 metros, o Q4 promete oferecer espaço de SUV médio. Como não há túnel de transmissão restringindo o espaço, o conceito traz mais conforto para quem senta atrás.



A sensação de espaço é sublinhada pelo esquema de cores. Enquanto cores claras dominam a seção superior da cabine, o carpete escuro no piso oferece um contraste. O forro do teto, as colunas e a parte superior da soleira da porta e do painel trazem tecidos de microfibra brancos e bege. O revestimento do piso é feito de materiais reciclados. Em vez de molduras cromadas de metal, as superfícies são cobertas com um acabamento de pintura multicamada. Os bancos dianteiros e os laterais traseiros trazem encostos de cabeça integrados e são estofados com Alcantara adornada com costuras duplas.


O quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit traz informações como velocidade, nível de carga e navegação, sendo complementado pelo Head-up Display com função de realidade aumentada para exibir informações gráficas, como setas direcionais para virar, diretamente no curso da estrada. Os raios do volante trazem comandos sensíveis ao toque.



Ao centro do painel há uma tela touchscreen de 12,3 polegadas. O console fica inclinado em direção ao motorista. Uma faixa de botões para controlar o ar condicionado fica abaixo da tela central. Ao centro fica uma base de carregamento para celulares. Existe uma área horizontal onde fica o botão seletor para a posição do câmbio. As portas contam com porta-garrafas na parte superior.



O Q4 possui uma superfície fechada estruturada dentro de uma estrutura octogonal ampla e quase vertical, no lugar da tradicional grade com radiador. As verdadeiras entradas de ar estão abaixo dos faróis, em LED. Os para-lamas possuem vincos fortes e as caixas de roda são preenchidas com rodas de 22 polegada. Sua linha de teto inclina-se ligeiramente para trás, contribuindo com a aerodniâmica: seu Cx é de 0,28.


Como no e-tro, o Q4 adota lanternas unificadas por uma barra central. Até o estilo interno lembra o modelo elétrico apresentado no ano passado. A carroceria do carro-conceito é pintada em “Solar Sky”, um tom de azul que muda dependendo do ângulo da luz e reflete uma fração de onda curta da luz solar, perto do espectro infravermelho, o que reduz significativamente o acúmulo de calor na superfície na carroceria e no interior.


O motor elétrico na traseira possui potência de 150 kW e torque de 31,6 kgfm, enquanto o motor que fornece força às rodas da frente gera até 75 kW e 15,3 kgfm. A bateria é carregada com um máximo de 125 kW. Bastam pouco mais de 30 minutos para ser recarregada em 80% da capacidade total.  A suspensão dianteira segue o esquema MacPherson com amortecedores adaptáveis. Na traseira, há um eixo multi-link com molas separadas e amortecedores adaptáveis.

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