Latin NCAP: Toyota Yaris tira 4 estrelas de proteção para adultos e crianças



Nesta segunda etapa de avaliações do Latin NCAP no ano de 2019, o Toyota Yaris, produzido no Brasil, obteve quatro estrelas para proteção de adultos (26,99 de 34 pontos possíveis) e quatro estrelas de proteção para crianças (38,05 de 49 pontos possíveis). Os resultados são válidos para as carrocerias hatchback e sedan. O Yaris, equipado com airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade como equipamento de série em todas as versões, apresentou boa proteção para adultos no impacto lateral, e proteção "de aceitável para boa" no impacto frontal. Como obteve 4 estrelas, não foi realizado o teste de colisão lateral contra poste.



A estrutura do carro foi classificada como instável, e o Yaris só conta com opção de airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista na versão mais cara, XLS, o que justifica a pontuação de quatro estrelas para adultos. O dummy que simula uma criança de três anos de idade pode ser instalado voltado para trás (de acordo com as recomendações mais recentes para passageiros desta idade), mas a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP e não há um modo de desconectar o airbag do passageiro, o que explica as quatro estrelas de proteção infantil.




Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"A decisão da Toyota, de ser o primeiro fabricante de veículos na região a recomendar, desde 2015 vem impulsionando esta medida na maioria dos testes do Latin NCAP, que a criança de três anos deve ser colocada voltada para trás, demonstra a relevância que o fabricante dá à proteção dos ocupantes infantis. Fazendo questão disso, deixa um precedente para outros fabricantes de veículos acompanharem esses termos de segurança infantil".


Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
“Esses resultados do Latin NCAP demostram que os fabricantes estão oferecendo, voluntariamente, aos consumidores modelos com níveis de segurança superiores aos exigidos pelos governos. Embora alguns dos fabricantes informem aos consumidores sobre seu desempenho nos testes do Latin NCAP, outros continuam a proporcionar níveis de segurança e equipamento inferiores aos oferecidos nos mercados de economias desenvolvidas. Os governos da região deveriam assumir seu compromisso e apoiar o Latin NCAP. Assim, todos os consumidores contariam com informações independente sobre a segurança dos veículos vendidos no mercado e seria acelerado, de forma voluntária, o caminho para conseguir veículos mais seguros; salvando vidas e reduzindo o número de feridos na América Latina e no Caribe”.

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