Volkswagen T-Cross obtém cinco estrelas nos crash-tests do Latin NCAP



O Volkswagen T-Cross, utilitário que chega às concessionárias no mês de abril e fabricado em São José dos Pinhais (PR), confirmou o bom desempenho em segurança de seus irmãos Polo e Virtus, e obteve 5 estrelas para proteção de adultos (31,62 pontos de 34 possíveis) e 5 estrelas de proteção a crianças (42,77 de 49 pontos possíveis). O modelo traz em todas as suas versões seis airbags e controle eletrônico de estabilidade, além de uma estrutura que proporcionou boa proteção nos três testes de colisão realizados (frontal, lateral e lateral de poste).





O T-Cross também atendeu aos requisitos que o Latin NCAP impõe ao funcionamento do controle de estabilidade. Em relação à proteção de crianças, o VW inclui ancoragens aprovadas de tamanho I-size que facilitam a instalação das cadeirinhas para crianças de idades mais avançadas voltadas para trás, de acordo com o que é atualmente recomendado. O modelo também conta com interruptor para desconectar o airbag frontal do passageiro (caso seja necessário levar uma criança no banco da frente) e teve compatibilidade com todas as cadeirinhas infantis testadas na prova de instalação.



O Volkswagen T-Cross também obteve prêmio Latin NCAP Advanced Award, graças à boa proteção proporcionada para pedestres em caso de atropelamento (graças a áreas de deformações programadas e elementos de absorção de energia) e também pelo recurso da frenagem automática pós-colisão, que foi posto à prova. No terceiro vídeo, após colidir (em outro T-Cross), o utilitário freou, para evitar colisões secundárias.





Com a plataforma modular MQB, o T-Cross utiliza em sua estrutura diversos tipos de aços. Grande parte é composta por aços de alta e ultra-alta resistência – incluindo aços conformados a quente, que ultrapassam em dez vezes a resistência de aços convencionais. A estrutura do assoalho possui grande aplicação de aço conformado a quente – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional – e que está em 18,5% da estrutura do T-Cross.


Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável (com 40% da área frontal) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável que colide a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"A classificação máxima da Volkswagen T-Cross é muito encorajadora. Apelamos a todos os fabricantes de veículos para alcançarem resultados de cinco estrelas e pontuações máximas para toda a sua frota no mercado do Latin NCAP. É inaceitável que, mesmo em 2019, alguns fabricantes globais não tenham atingido as cinco estrelas nos testes de batida do Latin NCAP".

Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
“Esses resultados do Latin NCAP demostram que os fabricantes estão oferecendo, voluntariamente, aos consumidores modelos com níveis de segurança superiores aos exigidos pelos governos. Embora alguns dos fabricantes informem aos consumidores sobre seu desempenho nos testes do Latin NCAP, outros continuam a proporcionar níveis de segurança e equipamento inferiores aos oferecidos nos mercados de economias desenvolvidas. Os governos da região deveriam assumir seu compromisso e apoiar o Latin NCAP. Assim, todos os consumidores contariam com informações independente sobre a segurança dos veículos vendidos no mercado e seria acelerado, de forma voluntária, o caminho para conseguir veículos mais seguros; salvando vidas e reduzindo o número de feridos na América Latina e no Caribe”.


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