VW Fox e SpaceFox tiram 3 estrelas nos crash-tests do Latin NCAP



O Latin NCAP inicia a divulgação de seus resultados de crash-tests neste ano de 2019 da forma mais brasileira possível: depois do Carnaval. Os primeiros carros a passarem pela avaliação do Latin NCAP já são velhos conhecidos dos brasileiros: os Volkswagen Fox e SpaceFox (comercializada como Suran na Argentina e outros mercados latino-americanos, e que teve sua produção encerrada). No novo protocolo, mais rigoroso, ambos tiraram 3 estrelas para adultos e crianças, perdendo uma estrela de proteção para adultos, mas ganhando uma estrela na proteção de crianças em relação ao teste do Fox de 2015, que não incluía o impacto lateral.



Mais precisamente, a dupla tirou 20,98 de 34 pontos possíveis para a proteção de adultos e 27,13 de 49 pontos possíveis na proteção infantil. O resultado do crash-test frontal do hatch Fox foi reaproveitado na classificação da perua.


Embora a SpaceFox tenha apresentado alta intrusão da barreira deformável no impacto lateral, as leituras de valores biomecânicos no tórax do dummy alcançaram a pontuação necessária para obter as três estrelas. A SpaceFox e o Fox trazem ancoragens ISOFIX como equipamento de série, mas ainda insistem no cinto de segurança subabdominal na posição central traseira. A sinalização das ancoragens para cadeirinhas infantis não atende aos requisitos do Latin NCAP.

Ambos hoje não trazem controle eletrônico de estabilidade em nenhuma versão, recurso que o Latin NCAP entende que deveria ser padrão em 2019.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

"Consideramos inaceitável que, em 2019, modelos populares ainda não ofereçam ESC padrão, cintos de três pontos em todas as posições, proteção de pedestres, proteção de ocupantes frontal e lateral, entre outros elementos de segurança. A Volkswagen testou sua sólida política de cinco estrelas para novos modelos, que incentivamos a expandir, o mais rápido possível, para todo o leque de veículos; assim sendo, impulsionamos todas as marcas a seguir essa política.

O Latin NCAP mostrou sua capacidade de direcionar o mercado para obter mais segurança muito antes e além das demandas dos governos. Se apenas testando e publicando o uso de poucos modelos da vasta quantidade disponibilizada no mercado alcançou um claro efeito positivo, testando mais modelos, sem dúvida, conseguirá melhorar toda a frota disponível mais rapidamente do que as regras dos governos e de forma voluntária. Chegou a hora de os governos apoiarem e se envolverem no programa do Latin NCAP, como fazem os governos nos NCAPs em outros mercados, a fim de melhorar as informações proporcionadas aos consumidores e acelerar a mudança no mercado".


Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:

“O Latin NCAP inicia o ano com um resultado com pouco sabor, já que a Volkswagen possui uma forte estratégia em termos de segurança veicular, oferecendo novos modelos com as maiores pontuações. Este é um exemplo claro de que, ao falar sobre segurança veicular, não se deve estereotipar por marca ou pela origem dos modelos. A única maneira de saber o nível de segurança é testar o veículo para informar objetivamente os consumidores. Os governos devem assumir o compromisso de impulsionar o trabalho do Latin NCAP, promovendo e apoiando a expansão de nossos testes, assegurando a sustentabilidade deles e sendo uma parte ativa do programa, a fim de salvar vidas e reduzir lesões na América Latina e no Caribe”.

A segunda série de resultados do Latin NCAP de 2019 será apresentada no final de março.

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