Nissan Grand Livina, a opção racional para sete pessoas



Quem precisava de um carro de sete lugares há exatos 10 anos (2001) era surpreendido com o lançamento do Chevrolet Zafira. A derivada do Astra permanece com poucas alterações desde então, mas ganhou a companhia de uma forte concorrente em 2009: o Nissan Grand Livina, modelo derivado do Livina (por sua vez, baseado no Renault Logan), lançado no exterior em 2008. O Auto REALIDADE conferiu os potenciais do modelo.


Por fora, o Grand Livina empata com a Zafira quando o assunto é estilo: mais para o conservadorismo do que para a ousadia. As alterações em comparação ao Livina são poucas: grade superior cromada em todas as versões, rack de teto decorativo e a maior área de vidros laterais e carroceria, logo atrás das portas traseiras.


É por dentro que o Grand Livina vira o jogo a seu favor. Se o painel não oferece grandes luxos, é honesto, eficiente e descomplicado – e sem o ar da Zafira, que carrega um antiquado computador de bordo, localizado no painel assimétrico de linhas que entregam a origem, do fim dos anos 1990.


O Grand Livina possui opcionais como ar-condicionado digital e câmbio automático de quatro velocidades. De série, traz um bom pacote de equipamentos, que inclui ar-condicionado convencional, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, airbags frontais e freios ABS.


Se o assunto é levar pessoas confortavelmente na terceira fileira de bancos, vá de Grand Livina. A Zafira foi pioneira, com seu sistema Flex7, de escamoteamento de bancos, mas os assentos traseiros da minivan GM são apropriados para crianças. O Nissan possui porta-objetos nas laterais e bancos bem razoáveis, com apoios de cabeça que protegem os mais altos. Tenho por volta de 1,80 metro, mas, acredite, acomodei-me bem por lá.


Para rebater os bancos, nada mais fácil: é só puxar uma tira presa aos bancos traseiros (veja foto abaixo), formando um assoalho plano no porta-malas, sem degraus. E o acesso aos bancos traseiros pela porta de trás também é simples: é só puxar o banco central e empurrá-lo para a frente.


Dirigindo, se nota que o carro é bastante suave, mas responde quando necessário. É mérito do motor 1.8 16V Flex Fuel de 125/126 cavalos com etanol, compartilhado na linha com o Tiida. A Zafira oferece mais potência, com seu motor 2.0 FlexPower de 140 cavalos, mas possui nível de ruído e consumo consideravelmente maiores.


O Grand Livina começa em R$ 54 790 na versão 1.8 S, podendo ser encontrado por R$ 54 000. O modelo SL testado (completo) beira os R$ 70 000, fora o bagageiro de teto, acessório encontrado apenas nas autorizadas da Nissan. Pelo preço do Grand Livina completo, vale a pena conferir o Kia Carens, que é moderna, tem design arrojado, motor 2.0 de 149 cavalos e preço de R$ 69 400.


Avaliação Final

Grand Livina VS. “Meu Carro”

Carros de sete lugares são entendidos como atestado de caretice. Mas o Grand Livina deixa a timidez do lado de fora: é uma das alternativas mais interessantes aos adeptos dos sete bancos, pois possui design atual (e sem previsão de mudanças), motor esperto, câmbio suave, espaço amplo, ótimo pacote de equipamentos e preço justo, com manutenção típica dos carros originários do Japão, bastante confiável. O seguro é baixo, em torno de 4% do valor do carro, assim como a desvalorização (16,6% em um ano). O nível de reparabilidade (19), pelo menos, é melhor do que o do Honda Fit.


Grand Livina VS “Carro do Papai”

O Grand Livina oferece câmbio automático, que o papai faz questão de utilizar. Curiosamente, um dos pontos positivos apontados por ele foi o acabamento. A explicação dada pelo papai é que é bem resistente e adequado ao uso por famílias, apesar não ter muito de especial. Outro destaque é o motor 1.8, que é mais do que adequado para a minivan da Nissan, proporcionando bom desempenho, sem deixar o consumo alto. Ele só não conseguiu sentar-se no assento traseiro, por estar acima do peso...


Nota Final

8,7

Comentários

Anônimo disse…
Gostei muito da materia, foi otimo para tirar todas minhas duvidas e me fez decidir pela compra do meu primeiro carro de sete lugares estou muito grata e feliz pela escolha.
jilôzada disse…
Comprei a minha hoje e digo com toda certeza, que a matéria não mente em nada é sem dúvida um excelente carro
jilôzada disse…
Comprei a minha hoje e digo com toda certeza, que a matéria não mente em nada é sem dúvida um excelente carro