Latin NCAP 2011 chega com resultados preocupantes


O Latin NCAP 2011, realizado por meio da associação Proteste, terá seus resultados divulgados apenas na quinta-feira (24). Mas dois vídeos de crash-tests da associação já foram revelados.

Modelos testados pelo Latin NCAP 2011

Chevrolet Celta
Chevrolet Corsa 
Chevrolet Cruze
Fiat Novo Uno
Ford Ka
Ford Focus
Nissan Tiida
Nissan March

Os vídeos mostram crash-tests realizados a 64 km/h (velocidade similar às colisões frontais do Euro NCAP) do Nissan March (com airbags) e do Ford Ka (sem airbags). No caso do Ford Ka, os resultados valem para o modelo após o face-lift. Para se ter uma noção, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor afirma que os carros populares possuem segurança mínima, equivalente à dos europeus dos anos 90, e os airbags são apenas como um opcional de luxo (enquanto na Europa, são itens obrigatórios perante a lei).

As provas do Latin NCAP consistem no impacto frontal contra uma barreira deformável (que simula outro carro), a 64 km/h.



O Nissan March, apesar de ser equipado com airbag duplo de série, recebeu somente duas estrelas de proteção aos ocupantes da frente, e apenas uma para crianças sentadas na cadeirinha infantil.



Sem airbags, o Ford Ka ficou com apenas uma estrela de proteção aos ocupantes frontais, e três estrelas para crianças.

Pontuação em números




Ocupantes frontais
Nissan March: 7,62 de 16 possíveis
Ford Ka: 2,37 de 16 possíveis

Crianças
Nissan March:  9,68 de 49 possíveis
Ford Ka: 30,52 de 49 possíveis

Comentários