Dicas para conquistar seu carro antes dos 18 anos


O sonho de muita gente (inclusive foi o meu) é receber de presente dos pais e/ou familiares as chaves de um carro no aniversário de 18 anos – zero-quilômetro, se possível. O problema é que durante a adolescência é comum haver compras por impulso, sem contar as despesas mais fixas. Ainda assim é possível poupar para, após algum tempo, se orgulhar de um automóvel próprio.

Antes de tudo, é necessário saber quanto dinheiro circulará em suas mãos. Itens como deslocamento, alimentação e diversão deverão estar presentes, e daí pode-se avaliar o que é essencial e o que é supérfluo. Evidente que é meio doloroso economizar pouco para um carro que só estará na garagem dentro de um longo período de tempo, o que remete também à pergunta: “No que um automóvel me será útil?”. Mas se você está lendo isso, certamente possui excelentes argumentos para ter um carro.

Acumular dinheiro de outras formas, como aplicando capital na poupança, pedindo a familiares, realizando venda de artigos que tragam bom lucro ou mesmo apostar nas loterias: são várias as opções para se conseguir dinheiro, embora umas sejam mais fáceis, outras não.


Alguns amantes de carros nunca devem ter considerado cortar gastos com revistas automotivas ou miniaturas. Parece uma afronta mencionarmos isso, mas se você quer muito um automóvel, pense bem. Miniaturas de carros são artigos que, apesar de muito belos e interessantes, ficam apenas guardadas em um canto (a não ser que sejam carrinhos de controle remoto, e olhe lá...) e que raramente trazem retorno ao serem vendidas. Já revistas de carro muitas vezes já chegam com informações desatualizadas às mãos dos leitores – isso sem contar que muitas delas disponibilizam, às vezes na íntegra, o conteúdo de suas matérias dentro de poucos dias ou meses.

O próximo passo... é pensar no carro. A grande maioria tem em mente veículos zero-quilômetro, com garantia de fábrica e a certeza que não teve um mau dono, mas o mercado dispõe de todo tipo de modelos usados, o que inclui modelos ainda em garantia e em bom estado de conservação (carros geralmente de pessoas mais ricas e trocados por outros mais recentes). Considere que esses carros estão mais baratos, vão gerar gastos menores e não lhe renderão preocupações. Mas fique bastante atento a detalhes (alinhamento, estado de peças, rangidos, etc) e se possível, realize o test-drive nesse carro e compare com seu equivalente novo.


Optar por um carro usado mais rodado é mais arriscado, mas pode ser uma boa quando se conhece o dono – se o carro é de parentes, amigos... Falando nisso, comprar um carro de um familiar nesses casos é a opção ideal: pode implicar preço mais baixo e confiança maior.


Saiba bem que tipo de carro está escolhendo. Modelos populares geralmente possuem motores mais fracos, mas os custos pós-compra são menores. Importados com bom custo-benefício podem ter manutenção cara, assim como picapes e utilitários esportivos. Confira se seu carrão exige um tipo de carteira diferente.

Conhecendo o quanto você economiza e com quanta grana você poderá contar de outros, você poderá estabelecer uma meta financeira e um período de tempo para conquistá-lo. Negocie com os pais bônus em troca de economias, bom rendimento escolar e favores prestados. Planeje um tempo para ficar com seu carro: vendê-lo muito cedo pode lhe render um grande prejuízo por conta da desvalorização. 


Por isso é importante conhecer bem o carro que vai se levar: desempenho (potência e torque), acabamento, espaço interno, equipamentos, consumo, tamanho do tanque, estabilidade, posição de comandos, visibilidade, porta-malas, dimensões externas (comprimento, largura, altura), confiabilidade na marca: alguns fatores tem mais peso para determinados usos do carro, mas este carro precisa ao menos ser razoável em todos eles para evitar frustrações - logo depois que se batalhou tanto para tê-lo. Atenção também aos juros, caso o carro seja comprado à prazo: os gastos com ele não podem comprometer mais de 1/3 do orçamento. Se possível, dê um bom valor na entrada e não prolongue o parcelamento por anos a fio, o que fará você pagar por um carro que talvez você já esteja pensando em trocar.

Lembre-se que juntar o dinheiro para comprar o carro é apenas o primeiro passo: ainda vem gastos com combustível, emplacamento, seguro, estacionamentos, lavagens, acessórios, Mas, se parece difícil para você conseguir um carro para chamar de seu, não desista, pois é gratificante saber que seu esforço valeu a pena. Boa sorte e uma ótima compra!



Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Ótimas dicas, com um bom planejamento e um pouco de responsabilidade, fica muito mais fácil realizar esse sonho, só rezo para que nos próximos 2 anos os preços dos carros usados abaixem, pois com o preço de um popular 0km é possível encontrar carros de nível superior que podem oferecer muito mais conforto e segurança, muito boa a matéria Júlio!
Anônimo disse…
Boas dicas! Hoje os carros até 40mil estão sendo uma boa opção, tendo seguros mais em conta e peças baratas também caso haja um acidente. Carros como o HB20, Onix, Novo Palio estão sendo ótima opção por custo x benefício, como o HB20 que além de ter um preço até que acessível tem 5 anos de garantia ... Otimo post! Não vejo a hora de ganhar o meu! hahahahha
Anônimo disse…
Meu sonho é um civic lxs 2008, e um bom carro