Avaliação do VW Fusca 2013


A Volkswagen apresenta em grande estilo a nova geração do Beetle, que adota a nomenclatura popular em alguns países em que foi vendido - daí a estratégia de batizar o modelo de Fusca no Brasil. Com filosofia diferente da do New Beetle, o Fusca 2013 possui visual mais esportivo, interior requintado e motor turbinado. Em novembro, o primeiro mês de vendas, registrou 381 emplacamentos, enquanto o MINI Cooper registrou 116 unidades, o Citroën DS3, 67, e o Hyundai Veloster, 340. Agora o Auto REALIDADE apresenta os detalhes do novo besouro.


Externamente, o novo Fusca é atraente, com os traços carismáticos do eterno VW Sedan (faróis, capô, teto e janelas) se  incorporam a elementos atuais (rodas, para-choques, aerofólio, retrovisores e lanternas). Chama muita atenção, especialmente na cor Amarelo Saturno, e ainda possui o "fator novidade". As rodas aro 17'' (18'' Twister opcionais) e os contrastes das cores e cromados realçam o visual.


O interior também é destaque e possui personalidade diante dos outros VW, acabamento de boa qualidade e diversos itens de comodidade e segurança, como ar-condicionado Climatic digital dual-zone, central multimídia com tela touch-screen e sistema de som Fender, sensor de chuva, paddle-shifts para troca de marchas no volante, sistema Kessy (abertura e partida apenas com a presença da chave, que também abre o porta-malas), display abaixo do velocímetro com computador de bordo e indicação de portas abertas, airbags frontais e laterais, freios ABS, ESP (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), instrumentos no alto do painel (indicação da temperatura do óleo, cronômetro e pressão do turbo), sensores de estacionamento na frente e atrás, teto panorâmico Sky View, entre outros itens. O único inconveniente é o botão que habilita (ou não) o airbag do passageiro, exposto no console. Pode evitar o acionamento sem ocupante, mas o recurso poderia estar mais protegido. 


O espaço interno e a visibilidade estão melhores em relação ao New Beetle. A ergonomia também é destaque. Dois adultos vão confortavelmente na frente, e atrás o espaço para cabeça é um pouco melhor... embora o espaço para pernas seja muito restrito. Os bancos da frente correm para a frente ao se apertar a alavanca próxima ao encosto de cabeça, mas ainda assim a entrada de uma com 1,70 metro de altura ou mais é complicada. Atrás há um porta-copo e uma tomada de 12 volts. O porta-malas é até espaçoso (310 litros), mas parte dos equipamentos Fender ocupam boa porção dele.


O motor é o 2.0 TSI utilizado no Jetta, com 200 cavalos @ 5100 rpm e 28,5 kgfm de torque a baixos 1700 rpm (o antecessor New Beetle tinha o mesmo 2.0 aspirado do Golf, de 116 cv). Com ele, o desempenho é bem satisfatório: faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, alcançando a máxima de 223 km/h, de acordo com a VW. Outra reclamação chata: o Fusca ainda requer a vareta de sustentação do capô, enquanto modelos mais baratos como o Renault Duster, por exemplo, trazem os amortecedores no local. O consumo não consta no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro (2012); seu tanque possui capacidade para 55 litros. O câmbio pode ser manual ou Tiptronic DSG, ambos de seis velocidades. 

 

Na teoria, o Fusca 2.0 TSI manual custa a partir de R$ 76 600, e o Tiptronic, R$ 80 990. Com todos os opcionais, sai por R$ 99 521. O modelo mais equipado, que aparece na cor Preto Mystic nas fotos (autorizada Alemanha, Teresina - Piauí) custava R$ 94 900, não tendo apenas os faróis de xenônio com LEDs. Mas em outras concessionárias brasileiras, o preço pode ser mais de R$ 7000 superior.


Veredicto: para quem curte a ideia de ter um carro que atrai olhares e simpatia, o novo Fusca não vai passar despercebido. Além disso, traz muitos itens de conforto e tecnologia para os novidadeiros e um motor que lhe confere bom desempenho. A procura alta está elevando os preços - quem quiser desfilar no novo besouro antes da virada do ano vai ter que desembolsar mais. Mas comparado a outros "carros de imagem", o Fusca possui uma boa relação custo-potência-visual-benefício.  

Nota Final_ 9,1

Vídeo: Detalhes do Fusca 2013



Confira a Galeria de Imagens!





























Comentários

Xracer disse…
Post fabuloso !

Imagino o trabalho ( e o prazer ) de ir na concessionária fazer essas fotos !

Não dá pra não admirar esse carro... vi o vermelho de perto e me empolguei ! Sou 1000 vezes comprar um carro desses que uma pickup Amarok !

Mas de Fusca mesmo só tem as formas, porque o clássico besouro era um carro popular, simples e de desempenho (bem) contido e sem segurança. Esse é muito bonito, mas é um Golf VI de última geração e desempenho super esportivo.

O custo beneficio o habilita a ser um objeto de desejo, tanto que já estão cobrando ágio... tá vendendo que nem pão quente numa manhã fria !
Felipe disse…
Que exagero...super esportivo onde?
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