Oficial: Ford Focus 2015 (Hatch e Wagon)


Após suas imagens vazarem e correrem pela Internet, a Ford oficializa a apresentação do Focus 2015 no Salão de Genebra. Se para os brasileiros a modificação pode ser considerada muito precoce (a geração III foi apresentada em outubro de 2013), é preciso lembrar que, na Europa e nos Estados Unidos, ele existe desde 2010 (à direita).

As modificações alinham o Focus à atual identidade visual Ford (acompanhando New Fiesta e Fusion), com mais personalidade em relação às versões ST e Electric, que já haviam adotado a grade trapezoidal. Os faróis estão mais afilados e incorporam luzes de LEDs; os para-choques e rodas adotam estilo esportivo e as lanternas mantém o formato, mas ficam mais estreitas, equilibrando o visual. A tampa do porta-malas eliminou a régua acima da placa de licença e se ajustou ao novo formato das lanternas, enquanto a tampa do tanque de combustível permanece a mesma e revela o quanto as lanternas se estreitaram.




Internamente também houve mudanças. O volante de quatro raios dá lugar a outro, com o raio central vazado. O sistema SYNC evoluiu, perdendo o teclado similar aos celulares, mas traz tela touchscreen de oito polegdas e maior resolução, comandos de voz (dizer “I’m hungry” [Estou com fome] aponta direções para os restaurantes mais próximos) e mapas em três dimensões. O Focus traz também os dispositivos Cross Traffic Alert (o radar monitora uma área de 40 metros e detecta quando outro veículo está se aproximando), Active City Stop (prepara os freios, diminui o torque do motor e realiza a frenagem total automaticamente em iminência de colisão, agora a até 50 km/h), Pre-Collision Assist (para velocidades mais altas, exibindo alertas e freando caso necessário), piloto automático adaptativo, MyKey (chave que limita velocidade máxima, reduz o volume máximo do sistema de som  e o emudece caso os passageiros não estejam com os cintos de segurança) e Park-Out Assist (auxilia a sair de vagas de estacionamento, operando automaticamente o volante, enquanto o motorista controla freio e acelerador).


A station wagon Focus acompanha as mudanças externas e internas do Hatch. A família Focus possui uma extensa gama de motores/câmbios e ainda terá novos representantes em 2015: 1.0 EcoBoost de 100 cavalos e câmbio manual de cinco marchas, 1.0 EcoBoost de 125 cv e câmbio manual de seis marchas, 1.6 TI-VCT de 85, 105 ou 125 cv e câmbio manual de cinco marchas ou seis marchas PowerShift automático, 1.5 TDCi a diesel 95 ou 120 cv e câmbio manual de seis marchas, 1.5 ECOnetic a diesel de 105 cv e câmbio manual de seis marchas, 1.6 TDCi a diesel de 95 ou 115 cv e câmbio manual de seis marchas e 2.0 TDCi a diesel de 150 cavalos, com câmbio manual de seis marchas ou seis marchas automático PowerShift.

Para o próximo ano, estão confirmados os motores 1.0 EcoBoost de 125 cavalos e câmbio manual de seis marchas, 1.0 EcoBoost de 150 cv e câmbio manual ou automático de seis marchas, 1.5 EcoBoost de 180 cv e câmbio manual ou automático de seis marchas, além do 1.5 TDCi movido a diesel, com 120 cv e câmbio automático de seis marchas PowerShift.



Comentários

Valdek Waslan disse…
Honestamente eu não gostei...
Está com a cara do FUSION...
Isso é ruim. Já não basta a VOLKSWAGEM colocar todos os carros com a mesma frente?
Isso é horrível.
Estão tirando do consumidor o direito de ter personalidade. Eu sei que é uma questão de economia, mas acabará sendo uma economia burra. Veja a FORD por exemplo. O único que sai desse padrão sairá de linha que é o Fiesta Rocam. A VW, é o carro A, que parece com o B, que parece com o C, ...
Já não basta a economia e a mesmice de cores de algumas montadoras. A Fiat por exemplo, para enganar seus consumidores tem Branco, Branco Bankisa, Branco Kalahari... é somente para alguns modelos que ela tem o amarelo e somente se fechar um pacote (amarelo interlagos).
Acho essa "globalização" de muito, mas muito mal gosto e a desculpa de custo, não cola porque o ganho dessas montadoras é sabidamente alto.