Mercedes apresenta o crossover GLC, substituto do GLK


Nos idos de 2014, a Mercedes-Benz anunciou os planos de modificar as nomenclaturas de diversos modelos. Alguns deles recebem apenas mudanças leves para justificar a troca de identidade, como o Classe M (que se tornou GLE) e futuramente o SLK, que passa a se chamar SLC. Mas no caso do GLK - doravante GLC, denotando sua arquitetura compartilhada com o Classe C - a reformulação é total. O modelo causou polêmica por conta de seu visual desde seu lançamento no Salão de Pequim de 2008 (junto com seu arquirrival Audi Q5), mas foi bem-recebido na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Agora, o GLC evolui, amplia suas dimensões (emagrecendo cerca de 50 quilos) e adota design mais conservador, em dia com as atuais diretrizes de estilo da montadora de Sttutgart. A frente segue o estilo do Classe C, mais aerodinâmica (Cx de 0,31, contra 0,34 do GLK) e com faróis que acompanham as curvas da grade superior; a lateral (com 11,8 centímetros a mais de distância entre-eixos, dos 12 cm que ganhou em comprimento) ostenta vincos "musculosos" e as lanternas passam a se prolongar para a tampa do porta-malas, aumentando a impressão de largura.



Internamente, o painel também lembra bastante o sedan médio: quem já teve a oportunidade de entrar em um Classe C logo se familiariza com os painéis e comandos das portas, quadro de instrumentos, console central e as saídas de ar redondas. Mas o GLC tem particularidades como o volante de base achatada (similar a modelos AMG) e a tela multimídia do Audio 20 ou COMAND Online traz novas funcionalidades, como o DYNAMIC SELECT (seletor de cinco modos de direção: Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual), o Off-Road Engineering Package (opcional, com outros cinco seletores de modos fora-de-estrada: Slippery, para terrenos de baixa aderência; Trailer, útil para condução de reboques em condições adversas; Off-road, que eleva a suspensão em 15 milímetros para facilitar a transposição de terrenos; Incline, útil para encarar subidas - a suspensão também se eleva em 15 mm - e Rocking Assist, ativo em até 20 km/h e que eleva a altura em relação ao solo em até 50 milímetros para evitar atolamentos) e o AIR BODY CONTROL, que possibilita a redução ou elevação da altura em relação ao solo por meio da suspensão a ar, recurso inédito em sua categoria.


Com o aumento das proporções da carroceria, o porta-malas cresceu até 110 litros. Na configuração convencional de 5 lugares, o GLC tem capacidade de 580 litros (capacidade que cai para 340 L no GLC híbrido); rebatendo-se os bancos, o compartimento é aumentado para 1600 L e possibilita o transporte de objetos de até 1,32 metro de comprimento por 1,10 m de largura. Nos modelos com o AIR BODY CONTROL, a altura em relação baixa em até 4 centímetros e a tampa é aberta eletricamente ao movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro.


O GLC será oferecido inicialmente nas versões 220 d 4MATIC (movida a diesel, com 170 horsepower), 250 d 4MATIC (também a diesel, mais potente - 204 hp), 250 4MATIC, (utiliza o mesmo motor 1.6 Turbo a gasolina do GLA e Classe C nas versões 250, com 211 cavalos) e o híbrido plug-in 350 e 4MATIC, com a combinação do motor a gasolina de 211 HP com o conjunto elétrico que fornece 85 kW, algo em torno de 116 horsepower, dispondo dos modos Hybrid (ambos os motores atuam juntos), E-Mode (com autonomia de até 34 quilômetros, em velocidade limitada a 140 km/h), E-Save (busca conservar a energia presente na bateria) e Charge (a energia do motor a combustão recarrega a bateria); destaque para sua aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. O câmbio para as versões 220 e 250 é o 9G-TRONIC automático, e a tração, integral permanente.


Haverão ainda os pacotes Exclusive Line (com rodas aro 18'', frisos e molduras dos para-choques em acabamento cromado, racks de teto prateados e duas saídas de escape cromadas) e AMG Line (composto dos detalhes do pacote Exclusive, além de rodas aro 19'' e para-choques mais agressivos). 


Como opcionais complementares estarão disponíveis o Night Package (adiciona detalhes em preto-brilhante, racks de teto em preto-fosco, rodas aro 19'' [ou até 20'' como opcional], retrovisores externos e molduras das janelas também na cor preta), o Off-Road Line (traz rodas aro 18'', detalhes em alumínio polido e para-choques com maior ângulo de entrada/saída, o que faz toda a diferença no uso fora-de-estrada) e o Off-Road Engineering Package (a altura em relação ao solo é ampliada em 20 milímetros, ou até 50 mm em modelos equipados com o AIR BODY CONTROL).



Em termos de segurança, o GLC traz recursos como o Distronic Plus com Steering Assist (mantém o veículo na faixa em que trafega e acompanha o fluxo do tráfego à frente), Collision Prevent Assist Plus (evita colisões com veículos à frente), BAS Plus (aumenta a força de frenagem ao detectar pedestres e veículos cruzando à frente), Pre-Safe Brake (freia completa e automaticamente ao detectar veículos estacionados e transeuntes a até 50 km/h, e também reduz a seriedade de colisões em velocidades de até 72 km/h), assistente de iluminação com função off-road, chamada de emergência em caso de acidente, Active Parking Assist (assistente de estacionamento, bastando ao condutor dosar freio e acelerador, com câmeras de visão em 360 graus), Attention Assist (em velocidades entre 60 e 200 km/h, vericia o nível de atenção do condutor) e até o Pre-Safe Plus, que ao detectar a iminência de uma colisão por trás, trava os freios para evitar que a inércia do GLC cause acidentes secundários à frente.


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