Mercedes promove reestilização do Classe A



Há alguns anos, você imaginaria um carro da Mercedes-Benz pintado nesta chamativa cor verde Elbaite (até nas luzes internas)? Talvez pelas modificações do Classe A 2016 terem sido discretas, a adoção de tonalidades menos sóbrias é um dos diferenciais chamativos. Externamente, o A ganha faróis e lanternas com novo estilo interno e iluminação em LEDs, para-choques mais assemelhados ao GLA, novas rodas e saídas de escape redesenhadas. Também há alterações na gama de versões: o A 160 passa a ser a versão de entrada, com motor a gasolina de 102 horsepower. A versão A 180 d BlueEFFICIENCY Edition ("d" substitui a sigla "CDI"), movida a diesel, alcança consumo médio de 28,5 km/l e emissão de dióxido de carbono reduzida a 89 gramas por quilômetro rodado. Há ainda o "ECO Display" para orientar o motorista a dirigir de forma mais econômica.




Internamente, o Classe A também não mudou muito - a criticada tela saltada do painel que serve ao sistema COMAND Online agora possui interface atualizada e tamanho diagonal de 8 polegadas (uma a mais que antes), trazendo MirrorLink (espelhamento do conteúdo do smartphone da tela do carro), conectividade com Apple CarPlay, controle de voz Siri, seletividade de informações para evitar distrações e comandos no volante.

O sistema Attention Assist (de série) agora monitora o nível de atenção do motorista em cinco estágios, a velocidades entre 60 e 200 km/h. Há ainda o sistema Collision Prevent Assist Plus, que por meio de radar detecta objetos à frente, freando sem intervenção do motorista e pré-carregando os freios em caso de colisão iminente.



As versões 250 e 250 Sport passam a contar com opção de câmbio manual; a versão 220 d recebeu 7 HP de potência (rendendo agora 177 horsepower), enquanto os A 250 Sport e Sport 4MATIC (esta última com tração nas quatro rodas) passaram dos 211 cv habituais para 218 HP. Quando equipado com o câmbio automático 7G-DCT, o modelo traz ainda o Launch Control, que prepara a rotação do motor para otimizar a aceleração. Com o pacote esportivo, até os iniciados na linha Mercedes-Benz podem ter dificuldades à primeira vista para distinguir a versão Sport do 45 AMG. A partir da versão A 200 d 4MATIC está disponível o Dynamic Select, que permite escolher entre os modos "Comfort", "Sport", "Eco" e "Individual".


O pacote visual Motorsport Edition se baseia no kit esportivo AMG e na patrocinadora da equipe de Fórmula 1 (Petronas), incluindo detalhes em azul-claro (ou seria verde?): filetes na grade inferior, nas bordas das rodas, nos retrovisores externos, nos cantos do aerofólio traseiro e em faixas nos bancos de couro. Este pacote está disponível para as versões a partir do A 200/A220 d, exceto ao todo-poderoso A 45 AMG.


A versão AMG agora conta com spoilers nas laterais do para-choque dianteiro, novas rodas, difusor traseiro redesenhado e upgrade no motor 2.0 turbinado, que agora rende 381 horsepower e 48,4 kgfm de torque, o que o permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (resultado quatro décimos de segundo melhor que seu predecessor), velocidade máxima limitada a 250 km/h e consumo de 14,5 km/l.

A Mercedes começa a aceitar encomendas do Classe A 2016 a partir de julho próximo, com a chegada do modelo às concessionárias europeias prevista para o fim de setembro de 2015.



Comentários