Volkswagen revela up! TSI, com motor 1.0 Turbo Flex


A Volkswagen anuncia nesta quarta-feira o investimento de R$ 460 milhões na fábrica de motores de São Carlos (SP) até 2018, para efetivar a produção no Brasil dos motores TSI (sigla para Turbo Stratified Injection). O up! é o primeiro modelo a receber o motor 1.0 turbinado, com injeção direta e possibilidade de abastecimento com gasolina ou etanol.

A base desta motorização é a mesma do 1.0 três-cilindros que equipa up! e Fox, passando de 75 para 101 cavalos com gasolina e de 82 para 105 cavalos quando abastecido com etanol. O torque é o mesmo utilizando ambos os combustíveis (16,8 kgfm), e embora a faixa de rotações não tenha sido divulgada, espera-se que a força seja entregue em baixo giro, e o consumo de combustível seja contido.


O motor 1.0 TSI estará disponível para todas as versões do up! (exceto o modelo de entrada take): move up!, high up!, cross up!, red up! (nas imagens), black up! e white up!. Externamente, os únicos diferenciais são o para-choque dianteiro levemente mais volumoso e a tampa do porta-malas preta, um recurso estilístico que lembra muito o up! europeu e sua tampa traseira de vidro. Ainda não se sabe quanto estas versões irão custar. A ideia de produzir uma versão com visual esportivo ao estilo GT up! não está totalmente descartada - de toda forma, nas concessionárias está disponível o kit Racing.



O up! TSI chega às concessionárias brasileiras durante o mês de julho.

Comentários