Nissan Frontier Experience: uma teste de resistência da nova picape


Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina (PI)

A capital do Piauí foi uma das oito em todo o Brasil que teve a exclusividade de receber uma edição do Nissan Frontier Experience. Iniciada nesta quinta-feira (16) e se estendendo até este domingo (19), é a chance de andar com a nova geração da picape em um circuito especialmente montado para esta ocasião, que fica localizado por trás do Maxxi Atacado na avenida João XXIII, do lado oposto ao Show Auto Mall e próximo ao balão da Ladeira do Uruguai. Foram disponibilizadas duas unidades da Frontier topo-de-linha (LE) para este evento. De carona, um instrutor da TSO Brasil orienta o condutor sobre os procedimentos que terá de tomar para superar todos os obstáculos.



O circuito inicia com o "king", onde se alterna da tração 4x2 (traseira) para a 4x4 com reduzida. Na descida seguida de subida, é possível perceber uma das rodas traseiras no ar - o conjunto de suspensão traseira é do tipo five-link complementado pelo eixo rígido. Nesta etapa, a Frontier supera tudo com facilidade.


Em seguida vem duas inclinações laterais, a primeira para a direita, e a segunda para a esquerda. O ângulo de inclinação aproximado da pista é de 35 graus - e já causa certo medo. Mas a Frontier tem condições de superar inclinações laterais de até 45 graus, segundo a Nissan.


Particularmente, o momento que mais me amedrontou foi um teste relativamente simples: a caixa de ovos. Nesta situação, uma ou duas das rodas ficam sem tração, situação em que a picape irá transferir torque para as outras rodas que estão em contato com o piso. No meio do exercício, foi preciso pisar muito no freio para parar as rodas que ainda estavam girando com uma modulação não muito suave no acelerador - um rangido indicava os recursos eletrônicos atuando. Mas, graças ao bloqueio do diferencial, foi possível concluir esta parte do trajeto.


Por fim, ainda nos aguardava uma subida, onde paramos e atestamos a eficiência do assistente de partida em subidas (que segura a Frontier por 3 segundos, como se estivesse com o freio de mão puxado: tempo suficiente para tirar o pé do freio e acelerar) e depois uma descida, onde bastou apertar o botão do controlador automático de velocidade em descidas para apenas girar o volante, sem necessidade de pisar em quaisquer dos pedais. Missão cumprida!


Após o test-drive que realizei na quinta-feira, meu pai também fez o teste na Frontier no domingo - e também relatou que o mais desafiador foi passar na "caixa de ovos", com valas profundas. Curiosamente, ele levou 5 minutos e 30 segundos para completar o circuito, metade dos cerca de 11 minutos que demandei para não arriscar a integridade física da picape...


O evento já passou por Londrina, Maringá, Santa Maria, Cuiabá, Goiânia, Salvador e Recife. Nesta semana, a Nissan realiza a Expedição Frontier, que inicia em Pernambuco e irá redescobrir a região de São Raimundo Nonato, no Piauí. Em breve, as cidades de São Luís (MA) e Fortaleza (CE), com forte mercado de picapes médias, também deverão receber o Nissan Frontier Experience.


Serviço 
Nissan Frontier Experience - Teresina 
Data: 16 a 19 de novembro 
Horário: 9h às 11h e das 15h às 17h 
Endereço: Av. João XXIII - S/N, próximo ao Maxxi Atacado - Ladeira do Uruguai


Comentários