Conceito elétrico Audi PB18 e-tron faz sua estreia em Pebble Beach



Pela primeira vez, a Audi apresenta um carro-conceito na Semana Automotiva de Pebble Beach, em Monterey, Califórnia. O modelo elétrico PB18 e-tron é uma visão radical de um futuro superesportivo, com carroceria que evoca as shooting brakes. Suas formas foram definidas no novo estúdio de design da marca em Malibu, na Califórnia. O nome PB18 e-tron leva as iniciais de Pebble Beach e também faz reverência ao protótipo de competição LPM1 R18 e-tron.


À primeira vista, o PB18 e-tron mostra seu parentesco com outro carro-conceito da marca – o Aicon, apresentado no ano passado. Alguns elementos de design são comuns a ambos, como as janelas laterais que se inclinam para dentro e os arcos de roda estendidos. Os dois carros-conceito compartilham ainda o sistema de condução elétrico com bateria em estado sólido para armazenamento de energia.


Mas enquanto o Aicon foi projetado como um modelo 2+2 totalmente autônomo para longas distâncias, os criadores do PB18 e-tron o projetaram para encarar pistas de corrida e estradas com mais emoção estão no topo da lista de especificações.



O nome provisório para o projeto do modelo era “Level Zero” – em uma forma explícita de diferenciá-lo dos níveis 3, 4 e 5 de condução autônoma atualmente em foco, do menor para o maior nível de intervenção da inteligência artificial. No PB18 e-tron, o motorista é quem conduz e pisa no acelerador e no freio. Dessa forma, não há sistemas complexos de direção pilotada a bordo ou equipamentos que aumentem o peso da carroceria. Em vez disso, há um banco e um cockpit que estão integrados a um chassi monocoque interno que desliza lateralmente. Quando pilotado sozinho, o monocoque pode ser posicionado no centro do interior como em um monoposto – posição que assegura uma distribuição mais ideal de peso. Isso foi possível graças ao design da direção e dos pedais, sem a necessidade de uma conexão mecânica entre os elementos de controle.


Quando o monocoque do condutor desliza para a lateral, de onde o PB18 e-tron pode ser dirigido como um veículo convencional, há espaço para um passageiro. Um assento adicional pode ser acessado do outro lado, integrado bem próximo do piso e equipado com um cinto de segurança de três pontos. O condutor também se beneficia ao entrar e sair do veículo pela posição mais acessível do monocoque, que pode ser deslocada quando a porta estiver aberta até o limite.


O PB18 e-tron segue a arquitetura tradicional de um carro esportivo de motor central com uma cabine posicionada para frente, como é o R8 hoje. O centro de gravidade é localizado atrás dos bancos e na frente do eixo traseiro. Com carroceria de alumínio, carbono e compostos multimateriais, além da bateria em estado sólido, o peso é de aproximadamente pouco menos de 1550 quilos.


O PB18 e-tron tem 4,53 metros de comprimento, 2 metros de largura e apenas 1,15 m de altura. A distância entre eixos é de 2,7 metros e os balanços dianteiro e traseiro são compactos. Visto de lado, destaque para a linha do teto levemente inclinada e para as colunas C robustas que compõem a silhueta de shooting brake. O porta-malas possui 470 litros e traz um conjunto exclusivo de malas personalizado.


Uma faixa plana de luzes se estende por toda a largura da traseira e ressalta a horizontalidade da carroceria do veículo. O difusor pode ser movido mecanicamente para baixo para aumentar o downforce. O spoiler traseiro pode ser estendido.


A dianteira é dominada pela grade Singleframe com sua familiar forma hexagonal, que traz um corte largo e horizontal. O logotipo da marca é posicionado acima, na frente do capô. Grandes entradas de ar nas laterais da grade fornecem resfriamento necessário para os freios e para o motor elétrico dianteiro. Os faróis altos são a laser.


O grande para-brisa traz em seu campo de visão uma superfície transparente de OLED, que pode exibir, por exemplo linha ideal para as curvas (como num videogame), além de setas de direcionamento do GPS.



O conceito usa três potentes motores elétricos – um na dianteira e dois na traseira. Eles entregam potência de 204 cv para o eixo dianteiro e 476 para o eixo traseiro. Com tração integral, o modelo entrega quase 680 cavalos em situações normais, mas com o overboost, o motorista pode ter à disposição até 775 cavalos temporariamente. O torque é de 84,6 kgfm. Toda essa força faz o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2 segundos. No tráfego rodoviário, o motorista pode limitar a velocidade máxima em favor da autonomia, e reverter a limitação nas pistas de corrida.


A bateria em estado sólido com refrigeração líquida tem uma capacidade de energia de 95 kWh. Uma carga completa fornece uma autonomia de cerca de de 500 quilômetros. O PB18 e-tron foi desenvolvido para ser carregado com uma tensão de 800 volts. Isso significa que a bateria pode ser totalmente recarregada em cerca de 15 minutos. O PB18 e-tron também pode ser carregado sem fio via indução com o Audi Wireless Charging. Isso é feito colocando-se uma estação de carga com bobina integral no chão, onde o carro deve ser estacionado, e conectando-o à fonte de alimentação. O campo magnético alternado induz uma tensão alternada na bobina secundária instalada no piso do carro, por meio da saída de ar.

As suspensões são independentes em ambos os eixos, com braços transversais inferiores e superiores e, como encontrado em carros de corrida, um sistema de haste no eixo dianteiro e um sistema de tração na traseira – em ambos os casos com amortecedores magnéticos adaptativos. A suspensão do R18 e-tron quattro serviu de modelo para a arquitetura básica. As rodas de 22 polegadas são calçadas com pneus 275/35 na frente e 315/30 na traseira. Grandes discos de freio de carbono com 19 polegadas atuam em conjunto com o freio elétrico.


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